03:30:00
0


Proteger seus dados é mais importante do que você imagina.

  • Saiba que antes de você terminar de ler essa postagem, 25 pessoas no mundo devem estar perdendo dados.
  • O seu HD tem 1 chance em 10, de ter problemas até o final do ano nos próximos 365 dias.
  • Um sistema básico para recuperar dados, custa cerca de R$ 600,00 e nem há garantias de funcionar 100%, provavelmente você perderá vídeos e fotos.
  • Apenas 1/3 das empresas, testam os sistemas de backup para certificar que eles realmente funcionam;
  • O tempo médio para recuperar os dados em um desastre é de 4 horas;

Proteção de dados tem mudado, e as velhas regras já não são suficientes.
Você consegue se imaginar sem aquelas fotos daquela festa no ano passado? Ou aquelas fotos de seus filhos aprendendo a andar? Ou aquele documento que te custou 6 dias de trabalho para terminar?

Não confie apenas no backup tradicional de levar dados de um HD a outro, tenha outros modos, pois se um dia você estiver com seu HD externo junto com seu laptop, ambos podem ser roubados e você ficará sem absolutamente nada! 

Para exemplificar mais ainda todo esse cenário, vou contar algo que ocorreu na semana passada.
Estávamos em um dia normal do escritório, com um amigo que veio do México para ficar aqui no Brasil trabalhando em projeto que eu gerencio por 4 semanas. Durante suas atividades, um outro amigo solicitou a ele algumas apostilas de alguns módulos da SAP, e imediatamente o Mexicano sacou seu HD externo, e disse, faça as cópias as pastas A, B, C..
Durante as copias, o laptop do brasileiro simplesmente deu pau, e quando voltou após um Ctrl+Alt+Del, tudo funcionava perfeitamente, exceto o HD Externo, que quando plugado, fazia um barulho estranho.
Todos ficaram assustados, inclusive o dono ao escutar o som do HD.
Imagine se isso ocorre com você, justamente enquanto estivesse recuperando seu backup porque algo ruim já havia ocorrido. Isso seria quase igual a cair 2 raios em um mesmo lugar certo!? Pois bem, então fique esperto para evitar situações assim com você também.

Erros humanos, também podem atrapalhar a execução do seu backup como esquecer de copiar uma pasta importante, ou a cópia falhar e você não perceber. Inclua nas suas rotinas diárias, o uso sistemas de armazenamento nas nuvens, há muitas soluções boas e grátis como dropbox, google drive e sky drive.
Nas leituras sugeridas abaixo, há algumas que eu mostro como usar esses programas que são gratis e fáceis de se usar.


Leia mais postagens sobre: 

Mundo Corporativo

Backup e Segurança da Informação



Fontes:


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário