19:47:00
259
Conheça o processo, e saiba como passar na prova prática de moto.

Lá vai mais uma postagem do tipo Off-Topic, que é o tipo de texto que eu faço, sobre experiências que eu viví, e que achei interessante compartilhar para que alguém sofra menos que eu.
http://robsonanjos.blogspot.com.br/search/label/off-topic

A partir do momento que você já conhece todo o processo, fica muito mais fácil, saber como passar na prova prática de moto, então vamos lá!

Eu já tinha a categoria B, então só precisei ir na auto-escola, me inscrever, e não foi necessário refazer o CFC.
Paguei no total, o valor de cerca de R$ 700,00 em agosto de 2013, e por fora, ainda tive que pagar mais R$ 150,00 para realizar os exames médicos e psico-técnicos. Esses exames podem ser feitos em qualquer clínica credenciada no DETRAN, e não apenas naquelas que geralmente a auto-escola indica.

O exame médico

É praticamente um teste de reflexo, visão e força na mão.
O médico vai te dar uma ferramenta para que você aperte, e ele na verdade está medindo se você terá força para apertar o freio da moto.
Vai te colocar também em um teste de visão, para ver letras minúsculas desde distancias diferenciadas.
Em seguida, vai testar seus reflexo depois de um forte clarão, simulando aquele farol alto que alguns motoristas insistem em utilizar sem necessidade,  vai também te colocar com o queixo numa posição, onde ele vai piscar luzes na lateral de seu resto, para verificar como anda sua visão periférica.
Esse é um teste que leva no máximo 10 minutos.

O exame psicotécnico
É um teste composto de diversos exercícios que vão medir sua capacidade motora, sua memória e sua capacidade para tomar decisões.
Há uma bateria realmente grande de formulários que você terá que preencher a mão, e um número maior ainda de exercícios que terão que ser realizados a mão também.
Alguns deles são testes de memória para ver uma imagem, e descrevê-la posteriormente.
Outros vão medir sua capacidade de prestar atenção no que está fazendo
E por final, outros que medir se você consegue prever o que está por vir. Por mais que pareçam bobos, são extremamente importantes, e vou dar um exemplo bem básico.
Sabe aquela situação, onde o carro da frente para. O carro que vinha na outra mão da via, também para. E logo você pensa: "o que está havendo?!". Pois bem, alguma pessoas ao invés de se perguntar a mesma coisa, decidem acelerar e ultrapassar, causando assim acidentes previsíveis!!!! Se ambos os carros pararam, é porque deve haver alguém tentando atravessar ou algum carro manobrando!.
Estes testes psico são demorados, devem levar em média 1 hora para serem concluídos.


As aulas práticas
Se faz necessário a realização de 15 aulas práticas de 50 minutos cada, sendo 3 delas durante a noite.
Depois que você agenda, se for necessário faltar, avise a auto-escola para que eles tentem remarcar sua aula sem a necessidade de você pagar por isso, pois se você simplesmente faltar, você terá que pagar para realizar a aula extra.
As aulas práticas de moto, não são como as de carro, onde você vai dirigir o carro em espaço livre desde a auto-escola até o local das aulas, na verdade, como a moto não dá controle nenhum ao instrutor, essas aulas devem ser sempre realizadas em um local específico, então será o instrutor quem deve conduzir a moto até o local.
Na escola em que eu fiz eu, haviam duas opções. Eu poderia realizar as aulas em uma rua, onde o percurso do detran estava desenhado na rua, ou eu poderia realizar as aulas em uma quadra de futebol, onde também havia o percurso do dentran desenhado no chão, eu escolhí a quadra, pois assim eu poderia realizar minhas aulas mesmo em dias de chuva sem nenhum problema.
Aqui, minha dica mais importante, é você saber que por mais parecido que seja a pista desenhada por sua escola, ela nunca será igual a pista do DETRAN.
Com esse link do Google Maps, você consegue ver o local da realização da prova prática de moto de São Paulo no Parque do Ibirapuera.
http://goo.gl/maps/dR7OZ
A entrada é no portão 3, 4. Por mais que o estacionamento seja zona azul, ele só é cobrado a partir das 10AM.

Use esse link para saber o local da prova, aumentando e reduzindo o zoom do seu navegador. Ainda que a pista completa esteja encoberta pelas árvores, logo abaixo, eu fiz uma simulação no Paint sobre como ela realmente é. Acredite, foi eu que fiz, e não meu filho de 4 anos =)
É realmente importante você realizar essas provas, principalmente se você for novato como eu. No meu caso, meus grandes aprendizados foram:

  • Curvas, com o 8 desenhado na pista, eu aprendi que o corpo precisa colaborador com a moto na execução da curva, e não apenas o guidão.
  • Cones e noção de espaço, ao passar entre as diferentes curvas, não temos a capacidade de saber se estamos passando sobre a linha(e isso conta é falta, não pode!). Com cones, você tem a certeza que está fazendo correto, pois se houver algo errado, você percebe que se chocou contra ele.
  • Curvas fechadas, em todo momento das aulas, há uma série de curvas retas, bem fechadinhas, e que você só vai conseguir realizar, se você já tiver adquirido o equilíbrio necessário para conduzir sua moto em velocidade bem baixa, porque dirigir em velocidade alta é muito fácil, todo santo ajuda!
  • A famosa rampa,  não é um teste de equilíbrio, é um teste de noção de espaço e velocidade, pois se estiver muito devagar você vai balançar, e se estiver muito rápido, você vai derrapar no momento de parar.

O que eu mais sentí falta na realização das aulas práticas, foi de conselhos do instrutor. Eu gostaria que ele me ensinasse a ajustar corretamente o retrovisor, sentar-se corretamente, segurar corretamente o guidão, dicas de freio, direção na chuva, etc, etc, etc. Nada disso foi ensinado, mas não fique triste, va pro youtube, tem bastante coisa boa por lá, se esse também for o seu caso, dedique tempo para aprender o que vai cair na prova, porque é fácil se você treinar.


A realização da prova prática de moto no DETRAN
As provas começam as 8AM, porém eu recomendo você chegar no local por volta das 6am, pois nesse horário já há bastante gente treinando na pista. Se você mora perto, vá durante um fim de semana até lá, para conhecê-la.

Abaixo eu fiz um desenho básico de como é composta a pista, e vou descrever os pontos logo abaixo.

Pista prova pratica moto DETRAN São Paulo
A) É o inicio da prova. Eu sugiro que você deixe o visor do seu capacete fechado antes que seja sua vez de iniciar a prova, pois se você iniciar a prova com o visor aberto, você será eliminado logo de partida. Ao chegar nesse ponto, você ja pegou uma fila basica, e os fiscais já tem sua ficha em mãos, assim como seu documento de entidade ou habilitação em bom estado, e não vencido. Se você esquecer seu RG, sua participação será cancelada.

B) É o famoso 8, muito fácil de realizar, porque ele é bem espaçoso.

C) É o chamado Labirinto. Composto por curvas bem fechadas, mas o espaço é grande e não é difícil de realizar, se você lembrar de sempre abrir antes de iniciar a curva.

D) Nesse ponto D, assim como nos anteriores, haverá um fiscal te analisando, pois agora você vai entrar em mais curvas fechadas, para logo fazer os cones.

E) Estão os cones, são vários, acho que entre 5 a 8 cones.

F) É uma marca de PARE, onde você é obrigado a parar. Não pare em cima da linha, pois se parar, vai ser penalizado.

G) Essa linha amarela, é tal da rampa, que nada mais é do que uma linha desenhada no chão, em que você precisa passar por cima dela, só isso, mas note, que para chegar nela, você precisa fazer uma curva antes, e logo após o final dessa rampa, há outra marca de PARE. Então faça a curva com cuidado, e saia da curva acelerando, assim você vai passar fácil pela rampa, mas não acelere muito, pois se você derrapar no momento de parar, você será novamente penalizado.

H) Esse ponto H, é o ponto onde seu resultado será entregue.

Durante toda a prova, ou seja, entre o ponto A e o ponto H, não retire sua mão do guidão por razão nenhum, nem se o fiscal solicitar. Se algo cair no chão, não pare, volte depois para pegar, ou deixe que eles peguem.

Não é necessário trocar de marcha, tudo deve ser realizado na primeira marcha. Se você for uma pessoa fria, você nem precisa acelerar, basta deixar a moto um pouco acelerada, e o resto vai no automático, você só precisa guiá-la, é muito fácil fazer tudo isso, não se preocupe.

Preocupe-se apenas em conhecer a moto, o percurso e as regras.
Há muuuuuitas regras que poucos conhecem, vou mostrar a imagem das penalidade aqui abaixo, leia com atenção. Vou dar um exemplo bem básico da falta de conhecimento que todo têm sobre isso.
Imagine que durante a realização da prova, você deixe a moto morrer, isso vai descontar ponto, mas não vai te eliminar. Se no momento de ligá-la novamente, você não colocá-la no ponto morto, você vai ligá-la engrenada descontando mais ponto. Com isso, você já tem 3 penalidades, se cometer qualquer outra, já será eliminado, pois é permitido apenas 3 penalidades em todo o percurso.
Nessa imagem abaixo, está descrito quais são as penalidades avaliadas, e quanto ponto cada uma está valendo.

Penalidades avaliadas na prova prática de moto do detran
Na minha opinião, todo aluno deveria receber essa lista de penalidades logo na matrícula do curso.
Note que além da descrição da penalidade, está descrito também quantos pontos vale cada uma delas, sendo que é permitido que você acumule até 3 pontos, caso você faça mais que isso, você será reprovado.


Uma vez aprovado, esse papel deverá ser entregue para sua auto-escola, e poucos dias depois, sua nova habilitação será entregue na auto-escola. No meu caso, foi algo super rápido. Eu fiz a prova numa sexta-feira, e minha carteira já estava disponível na quarta-feira seguinte.

De uma maneira geral, o processo para tirar a carteira de moto é muito fácil, e rápido.
Realizei minhas aulas com 2 por dia, para terminar tudo logo em uma semana. Fiz os exames logo nos dias seguintes, após eu ter realizado minha matricula. Eu diria que a demora para se habilitar, caso você já seja um habilitado é de apenas 1 mês.

Não se arrisque andando de moto sem habilitação, se a polícia te parar, eles vão tomar sua moto, e a dor de cabeça será grande, não só para retirá-la no pátio, mas também para pagar os encargos disso.

Bom, é isso!
Eu gostaria de escrever muito mais, mas texto grande ninguém lê. Esse aqui provavelmente ninguém vai ler de ponta a ponta, então vou poupar o teclado e parar por aqui.

Qualquer coisa, deixe um comentário e seguimento enriquecendo essa postagem com comentários e atualizações do post.

Dê vida ao blog, deixe seu comentário!

259 comentários:

  1. Gostei da dica de carteira de moto

    ResponderExcluir
  2. que bom que você gostou amigo!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito das suas dicas, minha prova está chegando, e tenho algumas duvidas e medos. A pista que eu treino é bem apertada nas curvas, o 8 eu me saio bem, até mesmo na prancha, o meu problema são as curvas. Tenho medo de jogar o corpo e cair, não tenho essa confiança e isso me atrapalha muito. Se puder me dar alguma dica de como proceder nessa pista do Ibirapuera eu agradeço, e também se existe a possibilidade de andar na pista do Ibirapuera para treino, se eles permitem isso em algum dia da semana. Boa semana pra ti..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, a questão do corpo realmente influencia.
      Eu no começo, achava que era uma perda de tempo ficar treinando numa pista que é diferente da original... mas quando eu comecei a treinar no 8, eu ví o quanto era importante... porque praticando o 8, você consegue sentir que quando mais usar o corpo, mais fácil fica.

      Quanto as curvas do ibirapuera, elas não são muito curtas não, são na verdade bem fáceis de se realizar.
      Você pode ir no ibirapuera aos domingos bem cedinho... tipo 6hs .. pois depois desse horario, os carros chegam e estacionam... em cima da pista.
      No dia da prova, vc tambem pode combinar com seu instrutor para deixar vc treinar na pista

      Fique bem tranquilo, porque a prova é muito fácil.
      Mas veja só, quanto mais você treinar aí na sua pista, mais confiança você vai ganhar!

      PS, o corpo não pesa tanto a ponto de deixar a moto cair não... isso é impressão sua, fica tranquilo.... eu mesmo, tinha problema era com o guidão... pois eu tentava fazer a curva bem fechadinha... e aí o guidão batia tipo no tanque..., então é sussu amigão, boa sorte e mais tarde volte a postar mais comentarios, pra gente saber como vc está indo.

      Excluir
    2. Obrigado por responder, estou super nervosa :(
      É bom saber que posso treinar no domingo, porem só tenho este para treinar antes da prova, mas já está valendo. Vou tentar jogar o corpo sem medo de cair, vejo que isso me atrapalha muito nas aulas, e mais uma pergunta, aquele lance de pontos existe mesmo? Pois meu instrutor disse que não posso errar NADA, e ele disse que não era possível andar na pista em dia algum. Eu tinha minhas desconfianças e vi alguns vídeos recentes do youtube que as pessoas treinam na pista do Ibirapuera, e agora com a sua confirmação posso treinar na pista oficial.
      Mais uma vez obrigado por responder e pelas dicas, e vou contando como estou me saindo até o dia da prova. Até mais

      Excluir
    3. Amiga, os instrutores que dão aula.. na minha opinião, só sabem dar aulas práticas e nada mais.
      Esse papel da foto aqui do site, é o meu papel com o meu resultado. Como é uma foto real que eu tirei no dia, eu resolvi apagar meus dados.. e colocar essas manchas pretas aí na foto.

      Sim existe os tais pontos... tente dar uma lida, isso é muito importante... e os próprios instrutores se atrapalham.

      1) todo mundo pode perder 3 pontos, se perder mais que isso já era!
      1.1) tente ler a imagem do site, e você vai ver o que perde 1 ponto, 2 pontos, 3 pontos, e o que elimina direto.

      Vou te dar um exemplo prático:
      A) se você deixar a moto morrer no percurso, isso irá fazer você perder 2 pontos, (FALTA MÉDIA).
      B) se você logo em seguida depois de deixar morrer, ligar a moto com a marcha engrenada, isso te faz perder 1 ponto(FALTA LEVE)
      A partir desse exemplo, você perder 3 pontos.. .e ainda segue no jogo, mas qualquer erro adicional te eliminará.

      O meus instrutor, no dia da prova.. me disse, "se sua moto morrer.. nao se preocupe, aperte a enbreagem e ligue novamente a moto". aff, aff, aff... ele nem leu esse papel.. e me falou besteira.

      Infelizmente esse papel só é entregue ao aluno depois que a prova foi concluida, e esse mesmo papel temos que devolver na auto-escola... em fim...

      tente ler esssa imagem, aí estão todas as regras... se estiver muito difícil de ler, clique na imagem com o botão direito do mouse, e então escolha a opção "abrir em nova janela", ou então salve essa foto no seu computador, e tente ler novamente.. porém agora usando zoom.

      Tudo é muuuuito fácil, basta não ficar nervoso... (essa é a parte difícil, rs..)

      Toda sorte do mundo!

      Excluir
    4. Boa Tarde,

      Obrigado pelas informações, eu consegui visualizar um pouco das faltas do seu papel. E sobre os instrutores tenho a mesma opinião, no dia só posso contar comigo e com Deus kkkkk... e tentar NÃO ficar nervosa que é difícil rs..
      Obrigado, e volto pra contar o resultado da prova!

      Excluir
  4. Olá, meu amigo.

    Estou extremamente irritada e triste com o nosso sistema. Recebi uma ligação da auto escola, minha prova só será realizada na segunda semana de Janeiro, sendo que a mesma já estava marcada (diz eles, né), pois os preguiçosos do detran irão encerrar suas atividades e eu vou ter que esperar pra fazer a prova, e assim vou continuar andando ilegal nas ruas. A única coisa boa é que posso treinar mais até Janeiro!
    Obrigado pelas dicas e boas festas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa vida que chato isso!
      comigo foi assim também, quando eu estava tirando a minha permissão, para carros... há uns 10 anos atras...

      cuidado com essa situação ilegal, não abuse. Aqui em SP as blitz estão cada vez mais frequentes, se você for parada em alguma, sua moto será apreendida e levada ao patio... e aí vai uma grana boa para recuperar...
      Tente evitar ao máximo... e se for realmente andar, que seja só na sua rua... para treinar e conhecer a moto...
      Encontre alguém habilitado para ir contigo treinar no ibirapuera por 1 ou 2 vezes... isso vai te dar muuuuuuuuuuito mais confiança para o dia da prova.

      boas festas, e volte a comentar o fim dessa história hein! =)

      Excluir
  5. Olá amigo!

    Finalmente minha prova será terça, estou tentando não ficar nervosa, mas é quase impossível rsrsr. Segui seu conselho e hoje fui ao Ibirapuera às 06:00 hs, andei e andei durante 3 horas. Minha moto é automática, não é a mesma coisa da CG que fazemos aula, mas por incrivel que pareça, mesmo eu tendo q controlar a aceleração, eu consegui fazer várias vezes o percurso inteiro sem queimar faixa e ainda passando na prancha, estou mega feliz! Depois eu consegui uma CG para fazer uma volta, não foi ótima, mas tb não foi ruim, não deixei a moto morrer, e consegui fazer as curvas, apenas senti muita dificuldade em virar a moto pq ela tem aquele ferro acho q o nome é St Antonio e ela tem baú, apesar de estar vazio mesmo assim senti diferença na CG que fiz aula, será q por causa dos acessórios tem mesmo diferença ou é coisa da minha cabeça??? Mais uma pergunta é verdade que os 4 dedos da mão tem que segurar a embreagem? Isso reprova mesmo se não for com os 4 dedos????
    Obrigado e volto mais tarde p ver a resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima notícia!
      Quanto mais treino, mais confiança, e melhor resultado!!!!

      Sempre tem diferença de uma moto para outra, em especial de uma moto automática para uma CG.


      Em todo meu treino eu usei uma moto, e no dia da aula, era outra!
      Eu fiquei com um pouco de medo, mas depois de dar 2 voltas... eu ganhei confiança.

      As motos das auto-escolas são "mais" aceleradas que o normal, então se você reparar... vc nem precisa acelerar que ela ja anda sozinha, então o segredo passa a ser só a questão do equilíbrio. (tomara que no seu caso seja assim tambem, rs..)

      Se você analisar direitinho o conteúdo desse papel do link abaixo, você vai ver quais são as penalizações... e em nenhuma delas fala sobre os 4 dedos... diga-se de passagem, os fiscais estão tão longe de você, que não tem como eles reparerem esse tipo de detalhe.
      http://1.bp.blogspot.com/-sMuD-VRl-FQ/UmxEYcxqEhI/AAAAAAAADes/DJkagUxX6s4/s1600/Penalidades+Faltas+prova+pratica+moto.jpg
      Outra coisa, na pista há milhaaaaaaaares de curvas e não é necessário dar seta em nenhuma dela, então não se preocupe com o detalhe dos dedos.

      Acessórios como Baú, Sto Antonio e outros... não prejudicam seu equilíbrio nem nada.. é apenas uma questão de costume.
      Nenhuma moto é igual, então sempre que você pega uma diferente da sua, você vai sentir as pequenas diferenças e vai levar 1 ou 2 minutos para se acostumar, por isso é tão importante chegar um pouquinho mais cedo, e dar uma treinadinha.


      Fique tranquila por mais difícil que seja, e se na hora ficar nervosa, faça o básico que você passa fácil.

      Boa sorte!!!

      Excluir
  6. Bom Dia amigo!

    Estou aliviada com as suas respostas, realmente eu li o papel e não há nada sobre segurar a embreagem assim, acho que falam de mais na minha cabeça rsrsrs.. Coloquei na minha cabeça que vou apenas fazer uma aula, não penso no termo prova, pq fico nervosa, adotei isso na minha mente rsrsrsrs.. Mais tarde volto aqui pra te contar o resultado. Obrigado por tudo!!!!!

    ResponderExcluir
  7. são 6:15, essa hora vc já deve estar na pista treinando um pouquinho antes do exame.

    Sorte total!!!!

    ResponderExcluir
  8. Amigooooooooooooo!!!!!!!!! Passeiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Minha prova estava marcada para 12:00, só que cheguei lá era 9:00hs, não pode mais treinar e dar uma voltinhas acredita! Tive que ficar só olhando rsrs.
    Meu instrutor conseguiu colocar eu e mais 6 alunos na fila, muitaaaaaaaaa fila rsrsr, fui a primeira, no momento que ele disse que eu seria a primeira gelei, mas respirei e só pensava em tudo que tinha aprendido e que tinha que fazer igual. Então chegou minha vez, abaixei a viseira e fui, não queimei faixa, não fiz nada errado, assim que passei na prancha, ouvi um fiscal dizer para o outro que entrega o resultado, ''éh ela quase saiu ali no final'' na hora fiquei gelada de medo pensando que iria ser reprovada, e então o fiscal veio e me entregou o papel dizendo que tinha me aprovado por causa do meu perfume (velho sem vergonha rsrs), só fiquei triste pelos colegas que estavam comigo de 6 alunos contando comigo, somente eu e mais um rapaz passou, triste!
    Agora é só esperar ficar pronta minha permissão e curtir, nem acredito que esse processo todo e minha aflição acabou ufaaaaaa!!!!
    Obrigado pelas dicas e pela atenção nas postagens, tudo que me disse foi muito usado no dia de hoje, e saiba que eu li TUDO o que escreveu desde o início do processo, as grandes dicas estão nas entrelinhas, então é preciso ler tudo!
    Mais uma vez obrigado e fique com Deus!!!!
    Att,

    Viviani

    ResponderExcluir
  9. P A R A B É N S ! ! ! . . .

    Fiquei o dia todo olhando o blog, para saber o resultado.

    o problema dos colegas que não passaram, é porque ela não leram nosso blog! kkkkkkkkkkk


    ótimo acompanhar essa sua experiência, tomara que outros leitores tambem possam encontrar esse texto e esse nossa conversa, para ganhar confiança e conseguirem passar, assim como eu , assim como vc PASSOOOOOOOOOOOOOOOOOUUUUU!!!!!!

    uhuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!


    Agora minha dica básica:

    Se essa é sua primeira habilitação, eu não recomendo vc ficar com a moto da rua direto não... pq de moto a gente toma multa muito facilmente... fica de boa com a permissão por 1 ano, e só então va pra rua... Com moto, a gente abusa mesmo sem querer... eu ja tomei 2, aff que terror!!!!!!

    novamente parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhhh, só agora notei que vc assinou com seu nome seu comentário Viviani =)

    ResponderExcluir
  11. Oi, amigo!

    Obrigado pelos parabéns ainda não acredito sabia? Estou muitooo feliz!!!!

    E pelos colegas acho também que eles deveriam ler seu blog viu rsrsrs, na real vou te explicar, assim que chegamos no Ibirapuera tinha dois colegas que não paravam de falar, ''ah é mó boi, vish vou passar fácil, os caras não estão nem aí'' E na verdade não é bem assim, preferi nem prestar muita atenção na conversa deles, fiquei o tempo todo olhando para as pessoas que estavam fazendo as provas enquanto meu instrutor esquentava as motos, eles meio se vangloriavam sabe, e o resultado final foram os dois reprovados, isso pq era o maior boi!

    Mas me explique mais sobre isso de não andar com a moto! Eu esperei tanto por isso amigo, andar sem ter medo da policia e sei que é complicado esse lance de multa em primeira habilitação, não pode tomar nenhuma. Porem tem uma coisa, minha moto ainda não está no meu nome, se levar uma multa ex: radar, estacionamento, velocidade, sei lá, os pontos não vão para a pessoa que é dona do veículo? Lembrando que quem pilota sou eu, mas está no nome de um parente, os pontos vai pra ele não é??? Não entendo muito bem sobre isso ainda rsrsrs, preciso de algumas dicas!
    Mais um obrigado pelos parabéns e espero que como eu procurei essa ferramenta, outros colegas também compartilhem aqui suas experiências e alegrias! Ah, meu nome é Viviani rsrsrs..

    ResponderExcluir
  12. Salto alto é sempre um problema, e esses caras cairam direitinho!

    Viviani, o esquema das multa é assim como você falou, para esse tipo de multas que você listou realmente os pontos vão para carteira do proprietário... só iria para seu nome, multas onde o policial te aborda e encontra irregularidades, o que é bem raro... então se vc tiver a moto em dia, com a documentação na mão direitinho... não vai cair no seu nome não, e isso é ótimo!

    Eu digo para não andar de moto logo no primeiro ano... talvez por eu ser naturalmente exagerado! hahahahaha
    o Primeiro ano é o chamado período de "Permissão para dirigir". Durante esse ano, vc não pode ter multas graves e nem gravíssimas, e se vc tiver uma multa média, então não pode ter uma outra igual, ou vai perder sua carteira tão merecida!

    A moto é muuuuuuito gostosa, mas temos que ter cuidado.. porque dado toda a liberadade, a gente fica bobo e peca no básico... por exemplo:
    - Andamos na contra-mão,
    - fazemos ultra-passagem em local proibido,
    - mudamos de faixa sem dar seta,
    - aceleramos demais sem nem mesmo perceber,
    - andamos com a viseira levantada

    Isso é o que eu faço direto, e vejo outros fazendo. Eu tento me policiar bastante... mas sei que se um dia alguém me multar, eu não posso nem reclamar, então tome cuidado.
    Ja estou 6 meses andando assim e só tomei 2 multas:
    1) multa por velocidade, pois eu realmente me empolguei... o limite era 60 eu passei 70
    2) multa na rodovia castelo branco, porque a Policia Rodoviária me parou em uma blitz, alegou que meu pneu estava em mal conservação(eu não concordo) e recolheu minha moto para o patio. No mesmo dia eu resolvi tudinho, mas fiquei menos rico, porque o processo de busca da moto é carinho.

    ResponderExcluir
  13. Aí amigo eu sei bem como é, mas assim eu já ando com a minha moto, mas nada de rodovia e lugares de exemplo: Marginal tiete, Pinheiros, nada disso. Ainda sinto medo desses lugares, vou muito em Santana, Barra Funda, centro mesmo e na Lapa. Sei que pra acontecer qualquer lugar basta, mas em vista das marginais e lugares longes onde não sei andar direito eu nem vou.

    Sobre as coisas que você citou, o meu problema é a viseira aberta, e acelerar um pouco mais, o resto eu não faço, acho que por insegurança e medo, penso 3 vezes antes de ultrapassar carros, se for onibus piorou kkkkk, ainda sinto medo deles kkkkk.
    Vou tentar andar mais devagar e não ir para tão longe com a moto pra evitar uma multa futura rrsrsrs, mesmo não estando ainda no meu nome que já ajuda muito!
    Até mais amigo e obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  14. Até mais amiga, é isso!

    Obrigado pelas visitas no blog e por compartilhar com todos suas experiências.

    ResponderExcluir
  15. fiquei reprovado pois derrubei o primeiro cone ...é certo uma auto escolar treinar o aluno so com pontinhos no chão em vez de cones ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, que pena sua reprovação!!!
      Realmente se derrubar um cone já é suficiente para ser eliminado, isso pode ser observado naquela foto do papel que tem no texto do blog.

      Eu não acho certo os instrutores fazerem os alunos treinarem apenas com os pontinhos, porque quando estamos conduzindo para aprender, por vezes passamos por cima da linha e nem percebemos, logo te tivesse um cono e tivéssemos batido, seguramente daríamos mais atenção a esse ponto no nosso processo de aprendizagem.

      A fiscalização que existe sobre as auto-escolas, é muito fraca, por isso esses caras que aí trabalham nos tratam muito mal quando queremos reclamar, e falam como se eles fosse a propria polícia muita vezes, é um cúmulo!!!!!!!

      O orgão responsável por fiscalizar as auto-escolas é o DETRAN, ligue nesse número:
      11: (11) 3322- 33 33
      Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.

      É importante denunciar, pois caso contrário nada muda..

      Tente também voltar na auto-escola, e pedir mais uma ou 2 aulas de reforço, para que você refaça os exercícios com os cones.

      Por favor, volte a postar aqui seus comentários sobre como vai seguir seu caso, para que outros internautas também possam aprender com nossa experiência.

      Excluir
  16. Boa tarde;....
    amei o blog... hoje foi minha segunda aula de moto... e já melhorei...
    Ontem fikei meio tenso nunca tinha subido numa moto e tive dificuldade para soltar a embreagem lentamente e não deixar morrer, mas hoje consegui fazer melhor, e estou muito feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou!

      Primeiras vezes, seja na moto ou no carro é assim mesmo.
      Se você já está nesse nível, isso é bom porque é um sinal que tem equilíbrio... imagine se além de tudo isso, ainda tivesse problemas de equilíbrio!? kkk, seria bem complicado!


      Da terceira aula em diante, isso não será mais um problema, até porque no dia da prova você nem poderá trocar de marcha, vai ter que fazer tudo de primeira.
      Concentre-se nesse momento em conseguir fazer o percurso corretamente... para que você não reprove... e depois o resto vem com a pratica.

      Naturalmente, de tanto fazer aulas, você vai ver que melhorou e muito!

      Eu quando fiz minhas aulas, andava as vezes no meu bairro... e quando começaram as aulas... eu até achava um pouco chato... mas me serviram muito para aprender fazer as coisas corretamente, principalmente curvas, pois de tanto treinar fazer o 8, aprendi a usar o corpo e não apenas o guidão para guiar a moto.


      volte a postar comentarios para que todos vejam sua evolução, suas dicas e dificuldades.

      forte abraço.

      Excluir
  17. Bom dia !!!!
    Estarei postando sim, para dividirmos as experiências, adorei suas dicas, equilíbrio eu tenho rsrsrs

    Hoje as 10:20 será minha terceira aula.
    Estou numa ansiedade porque meu instrutor disse que hoje vamos usar os cones!!!
    Será mais uma etapa hoje...
    Depois venho compartilhar minha primeira experiência com moto x cone kkk

    Bjos!!
    Kátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimo Kátia!!!

      Há um comentário de um amigo anterior, que infelizmente reprovou... e ele foi reprovado justamente por haver derrubado um cone, e o instrutor dele nunca havia colocado os cones nas aulas!

      O meu instrutor ficava sentado o tempo inteiro usando o celular durante minhas aulas... isso era horrível!!!

      então um dia eu peguei meu celular e pedi para ele gravar um percurso meu... assim eu poderia ver se eu estava passando em cima das linhas, etc...
      isso ajudou a despertar ele.. que começou a me dar algumas dicas.

      quando estamos na moto, nao vemos se passamos ou não nas linhas... e isso tira 3 pontos!!!!!!
      Se não for o caso de gravar, apenas observe se ele está te dando atenção e dicas...

      Excluir
  18. queria te pedir uma coisa se por acaso no final da prova na hora de parar eu desequilibrar um pouco e apoiar só o pé direito estou sujeito a reprovação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a sua pergunta é muito boa.
      Se a gente analisar o papel que tem as regras aí na foto do blog, você vai ver que na parte daquilo que elimina imediatamente, tem uma frase que diz:
      "colocar o(s) pé(s) no chão com o veículo em movimento"

      Daí depois, na parte que faz perder 3 pontos, tem uma linha que diz:
      "deixar de colocar um pé no chão e o outro no freio ao parar o veículo"

      Ou seja:
      Se vc coloca o pé direito no chão, vc está fazendo isso errado, pois o lado direito é o lado do freio. Quando vc para, o pé que vai ao chão é o pé esquerdo.
      Tome muuuuuuuuuuito cuidado com isso, pq tem muita gente que faz isso errado mesmo, e nem percebe, e reprova por besteira.

      O fator equilíbrio é realmente chato, pq se vc está parando sem equilíbrio e mete o pé no chão, ele vai te reprovar sim... a menos que ele esteja em um dia de bom humor, e faça de conta que não percebeu isso.


      Durante as aulas que você vai fazer, é fácil corrigir isso.
      Sempre que você terminar o percursos, pare a moto logo depois da prancha.... pq é geralmente essa parte que o cara vai olhar o seu equilíbrio e o pé que vc vai colocar no chão. Em todo o resto da prova, vc nem vai precisar colocar o pé no chão, pq a pista nunca fica cheia de gente... é praticamente só você, e alguém que já vai estar quase acabando.


      Tome cuidado, treine, treine, treine... esses errinhos do pé, são os bobos que sempre reprovam.

      Volte a postar comentarios sobre suas aulas ,e outros medos que vc tem.. para que outros amigos leiam, e aprendam com essa nossa troca de experiência.

      forte abraço!

      Excluir
  19. Tenho 55 nos de idade será que consigo passar neste exame?
    Wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarooooooooooooooooooo que SIM!!!!!!!!!!!

      se vc já anda de moto, só tem que tomar cuidado com os vícios que ganhou ... como pé direito no chão, atenção ao ligar a moto com a marcha engrenada...

      coisas bobas... vc já pilota moto, ou vai aprender agora?

      Excluir
  20. Como assim ninguém vai ler???? Post FABULOSO!!!!!

    Hoje é minha última aula, estou ansiosíssima! Muito obrigada, me acalmou horrores :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou @Juh-chan!

      Toda sorte do mundo no exame, é bem tranquilo mesmo, vai ser moleza pra você!

      Excluir
  21. Eu queria saber se posso escolher a moto pra fazer o exame e as aulas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Camila, bom dia.

      Cada auto escola, tem uma frota disponível com carros pré determinados.
      Algumas auto escolas tem melhores e mais carros que outras.

      Quando você vai escolher a auto escola, eles comentam quais carros ou motos tem a disposição, e entre eles você pode escolher.

      A escolha em si, pode trazer algum tipo de restrição de horário que conflita com o seu, pois podem haver outros alunos usando o mesmo carro/moto que vc escolheu.
      Teoricamente, no dia do exame, você vai usar o mesmo carro/moto que usou nas aulas, mas acho que não há nenhuma lei que obrigue as auto escolas fazerem isso.

      Eu quando fiz minhas aulas, não escolhi nenhuma moto, eu disse o meu horário disponível.. e ele disseram quais motos tinham a disposição, e então eu escolhi uma.
      Em todas as minhas aulas, eu usei a mesma moto e na hora do exame, a minha moto não estava lá.

      eu fiquei bastante nervoso e chateado, mas como eu cheguei bem cedo, aproveitei para dar umas voltinhas com a moto para me acostumar.. e talvez eu tenha feito um melhor percurso do que eu fazia com a moto que usei nas aulas, rs.

      não se preocupe com esse detalhe.
      moto é moto, carro é carro.

      quando usamos a mesma coisa, entramos numa zona de conforto, que pode ser perigosa.

      concentre-se apenas no que tem que ser feito, e o resto vem automático!!!



      Excluir
  22. Axo que devem atualizar o site , mudou muitaaaaaa coisa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótima saber que mudou.
      Você pode descrever algo que tenha mudado?

      Compartilhe seu conhecimento também com a galera!

      Excluir
  23. Legal, gostei bastante do seu artigo, eu fiz meu exame semana passada e reprovei, na hora de iniciar o percurso deixei a moto morrer e já entrei no oito fazendo caca, ele me mandou sair daí que tremeu td e na hora de parar do lado dele ainda cai da moto, foi uma decepção enorme e vergonhoso, sou baixinha tenho 1,50 tenho dificuldade com o tamanho da moto isso que é uma YBR 125,a menor que tem na auto-escola, mas pra mim é enorme, eu tbm tinha mt dificuldade no labirinto, mas to superando, agora o problema é deixar a moto morrer varias vezes, mas vou tentar fazer do jeito que vc explicou, tenho outro exame pro final do mês, espero q consiga passar, obrigda pelas dicas, vou usá-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou das dicas!
      Realmente o nervosismo é complicado!!!!

      Na próxima tentativa você terá a vantagem de conhecer tudo, não haverá novidade, controlar o nervosismo vai ser ainda mais fácil!

      Se você ja tem moto, tente andar com ela aí na sua rua.. só para não perder o costume, ou procure a auto-escola, para tentar fazer mais 1 ou 2 aulas...
      Quanto mais você andar mais confiança vai ganhar!

      Volte a postar comentários sobre seus avances!

      Excluir
  24. Muito boa suas dicas, eu fiz exame semana passada, reprovei, estava mt nervosa mesmo tomando remédio kkkkk, na hora de iniciar o percurso deixei a moto morrer, já entrei no oito fazendo caca, queimando faixa e td, depois me mando sair ai piorou, na hora de parar a moto,cai dela, nossa foi uma vergonha, mas td superado, final do mês tenho outro exame, vou passar se Deus quiser, e foi bom ler seu blog vai me ajudar bastante, valeu, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gostou das dicas!
      Realmente o nervosismo é complicado!!!!

      Na próxima tentativa você terá a vantagem de conhecer tudo, não haverá novidade, controlar o nervosismo vai ser ainda mais fácil!

      Se você ja tem moto, tente andar com ela aí na sua rua.. só para não perder o costume, ou procure a auto-escola, para tentar fazer mais 1 ou 2 aulas...
      Quanto mais você andar mais confiança vai ganhar!

      Volte a postar comentários sobre seus avances!

      Excluir
  25. muito bom o blog está me ajudando muito !!!
    uma duvida que eu tenho, na parada obrigatória eu tenho que colocar a moto no ponto morto antes de sair ? meu exame está marcado pra amanhã !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ACHO que vc não precisa colocar em ponto morto não, mas precisa prestar atenção de quando parar ter um pé no freio e o outro no chão. Se vc inverter vai perder 3 pontos, veja a lista.

      amanhã antes de iniciar a prova, consulte seu instrutor e depois deixe aqui o resultado.

      boa sorte!

      Excluir
  26. Olá,

    Moro em Minas Gerais e fiz o teste daqui, fui bem no meu exame e iria passar, porém eu subi na prancha cai e subi novamente, eu sei que olhei para baixo e isso me desequilibrou. Me ajude pf.. Depois que eu faço a curva para ir para a prancha, eu tenho que alinhar olhando para o começo da rampa e depois disso acelerar olhando para frente.. Ou tenho que alinhar olhando para frente já e acelerar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bella Swift, não tem uma regrinha que diga "não olhar pro chão" ou algo assim.... essa questão é mais psicológica que qualquer outra coisa.
      Eu acho que você ainda tem alguma dificuldade com a prancha, por 2 razões:
      1 - talvez você ja pilota moto, e é muito confiante(pouco provável)
      2 - talvez você não pilota moto, e fez poucas aulas, logo tem pouco equilíbrio... e por não conseguir andar devagar, se atrapalha na prancha.

      Se você tem alguma moto em casa ou de amigo, pega para andar.. risca o chão da rua e pratica andar na faixa, só isso, pq não tem segredo nenhum.
      Ao fazer a curva, acelere um pouco e mantenha a aceleração.

      No meu caso, eu lembro que eu só acelerei um tantinho para sair da curva e quando a moto engrenou legal, e parei de acelerar e deixei a moto parar sozinha... ou seja, passei na prancha por causa do embalo.

      dá uma pensada nisso, e me diz o que achou...

      Excluir
    2. Eu já fiz as 20 aulas, não passei no exame pq sai da prancha, eu tenho bom equilíbrio sim.. Só que eu de uma hora pra outra fiquei com essa cisma, e passei a fazer sei lá do meu jeito a prancha, e começou a dar errado, e na hora lembro muito pouco o correto.. Quando eu viro a curva pra começar a prancha, começo a bambear um pouco o guidão e quando vejo tá em cima da prancha já, aí me apavoro.. E tenho que aprender esta prancha até segunda que já é meu exame kk

      Excluir
    3. kkkk, vai dar tudo certo amiga, não se preocupe!

      o segredo é não ficar nervosa... se tiver moto por ai, faz esses testes que eu comentei na rua por aí, só para ganhar confiança...

      saindo da curvinha, acelere um pouco e ja era... tá fácil.

      Tem gente muito experiente que reprova na prancha porque acelera muito, e no momento de frear, canta pneu... e aí ja era... então é isso, sai curva, acelera um tantinho e o restao vai no automático, vc nem percebe!

      toda sorte do mundo pra vc!

      Excluir
    4. Hum... Eu vou fazer isso na aula de hoje, vai dar certo em nome de Jesus heuehueh.
      Muito obrigada, sorte pra ti tbm. Bjs

      Excluir
  27. um cara pegou minha moto na frent e reprovou de cara por que derubou o cone ai peguei a moto da mao dele mas a moto nao tava no ponto morto fui tenta coloca ela no ponto morto antes de sair e coloquei mas ela acabou desligando entao liguei ela de novo e coloquei no ponto morto etc e terminei a prova ele falou que perdi 3 pontos mas passei eu tinha pensado que ja tava reprovado e fisso com muita calma kkkk mas guantos pontos perde se deixar apagar

    ResponderExcluir
  28. kkkk, que bom que tu passou amigão!
    Deixar a moto apagar é uma falta média, vc perde só 2 pontos, e podemos perder 3. se perder 4 ou mais é reprovação.

    Da uma olhada na foto que eu tirei das pontuações, lá tem todos os detalhes... e vc vai ver que derrubar o cone está nos ítems de faltas eliminatórias... por isso o cara foi eliminado.

    Muito obrigado por compartilhar sua experiência com a gente!

    ResponderExcluir
  29. Eu acabei te ser aprovado hoje no exame pra moto, seguindo essas dicas. Valeu, campeão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você foi aprovado amigo! Muito obrigado por voltar ao blog e postar o resultado. Isso com certeza vai motivar outras pessoas a seguir as dicas do blog e tambem as dicas que deixamos aqui nos comentários.

      Muuuuito obrigado pelas visitas, e parabéns pelo resultado.
      Nos vemos por aí nas ruas, forte abraço.

      Excluir
  30. Olá, eu publiquei uma pergunta mas acho que não foi. Eu gostaria de saber se quando vamos fazer no exame, alguém entrega a moto para nós ja ligada?
    Porque a moto que eu faço as aulas é partida manual e eu não tenho força na perna para bater quando ela morre, sempre tenho que pedir ajuda a alguém. E sera essa moto que eu vou usar no exame? Porque se for ela e eu precisar liga-la eu vou reprovar só nisso!!

    ResponderExcluir
  31. Ola Amigo, boa tarde.

    A moto é entregue sempre desligada.
    Eu acho que isso é de propósito, pois como você pode ver na foto que mostra o papel com todas as infrações, eles analisam se você dá partida na moto com alguma marcha engatada, porque se sim, eles descontam ponto.

    Pelo que eu me lembro, ficamos todos em fila com a moto desligada, e quando somos o próximo, pouco antes de iniciar, eles dizem para que liguemos a moto e nem olham direito pra gente, então não se preocupe.

    Geralmente a moto do exame é a mesma moto que usamos nas aulas, se isso é um problema para você então já avise o instrutor para ele arrumar a moto, ou liberar uma outro moto para você no dia do exame.

    Realmente se você deixar a moto morrer, e não conseguir ligar no meio do caminho, acho que os fiscais não vão te ajudar e talvez te eliminem.

    Por favor, conversa um pouco com seu instrutor, e nos diga aqui o que ele diz, tudo bem?!

    Boa sorte!.

    ResponderExcluir
  32. Vo fazer minha prova e lendo eu blog a experiencia da viviani ajudou bastante e suas dicas me deixaram mais confiante valeu... so que aqui em canoas rs o percurso e bem menor e um pouco diferente tem que coloca 2 marcha no 8 e na plancha então vem minha pergunta na plancha se nao entra a 2 marcha quantos pobtos eu perco? No 8 se não entra ate da tento mais eu fico pertendo ponto por fez que eu tenta e nao entra a 2 marcha? Ou sou eliminado na hora? Agradeço deus de ja. Abraços

    ResponderExcluir
  33. Amigo, aí nesse papel da foto que tiramos, tem uma parte que fala algo sobre "engrenar ou utilizar marchas inadequadas", e isso te rouba 2 pontos.

    Se eles julgarem que você errou 2 vezes, então isso soma 4 pontos e você será reprovado.

    Trocar da primeira para segunda e da segunda para primeira não é difícil, você vai conseguir fácil, tenha fé!
    Se voce ainda se sente um pouco inseguro, tenta dar uma treinadinha aí para trocar marchas e ganhar confiança, ou tente chegar mais cedo para treinar la mesmo, na pista e com sua moto.

    boa sorte e volte aqui para nos dizer como foi.!

    ResponderExcluir
  34. Tô fazendo as aulas, mas reparei em algo muito estranho.
    Desde o começo eu peguei o jeito muito fácil, o instrutor até desconfiou que eu já tivesse pego uma moto antes. O "algo estranho" a que me refiro é que, apesar de ter tido essa facilidade toda, eu não consigo de forma nenhuma fazer aquela última curva pra entrar na rampa. Ela fica muito em cima da rampa e o guidon ou cai pra esquerda ou pra direita, não consigo estabilizar de maneira alguma pra direcionar para a rampa. Rapaz, eu nunca eperimentei outra moto, mas com aquela eu nunca conseguirei, é IMPOSSÍVEL. O que aumenta ainda mais o meu estranhamento é que uma aluna de outro cfc faz com a maior tranquilidade, apesar de todo resto ela fazer bem mal, até tomou um tombo tremendo fazendo o 8. Eu pergunto, como pode pra ela ser tão fácil e pra mim uma missão impossível?

    ResponderExcluir
  35. Olá amigo, bom dia!
    Quando eu fazia aulas o que eu mais escutava era que "a rampa é que mais está reprovando!".
    A rampa reprova, porque geralmente as pessoas não fazem a última curva corretamente, e aí ao sair todo tordo não dá tempo de se arrumar antes da rampa.
    A dica que eu tenho para essa curva é o seguinte:
    Abra um pouco mais antes de iniciar a curva, ande quase que em cima da linha oposta... e ao não acelere ao fazer a curva, vai freinando, e ai quando vc ja estiver dentro da curva é que a aceleração começa.
    Seja frio, ande devagar, é fácil!
    Minha dica vai mais além, se esse é seu ponto fraco, dedique uns 15 minutos da sua aula a ficar fazendo só essa curva, ou seja, esqueça o resto dos exercícios, faça só a curva, e ao terminar, vai até a ponta e volte direto para curva... ignorando o 8 e outros exercícios, assim, quando mais vezes você faz e em pouco tempo, sua cerebro já vai percebendo o que dá certo e vai se ajustado.
    Eu fiz isso e ganhei muita confiança.

    Obrigado pela visita amigo.
    volte aqui para nos dizer como está indo.. não há diferença de motos que não permitam a boa execução, mas sim algumas podem ser mais fáceis que outras.
    forte abraço,

    ResponderExcluir
  36. Excelentes dicas, elas ajudam muito!

    ResponderExcluir
  37. que bom que foi útil para você amigo.
    por favor, compartilhe no facebook com seus amigos.

    forte abraço!

    ResponderExcluir
  38. eu vou fazer minha prova dia 06/10/2014 estou muito inseguro na hora de passar na curva eu queria saber tipo, se eu entrar na esquerda eu jogo o corpo pra direta ?
    eu estou um pouco chateado com a auto escola só fiz quatro aulas ficaram de marca mais 2 aulas pra sexta feira liguei lá eles falou que não deu pra marca
    tem como denuncia a auto escola nesse caso ?
    pra quem denuncia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, nesse caso você é um consumidor, e então você pode chamar até a Polícia se seus diretos não forem respeitados, e além da Policia você tambem pode procurar pelo procon, etc.

      Como falta pouquíssimo tempo para sua prova, não quero dizer se você deve ou não jogar o corpo para um lado a outro, porque se vc fica com isso na cabeça pode fazer errado na hora e até cair.
      Saiba que sim, o corpo faz parte da direção, você não pode pilotar a moto todo duro, geralmente nas curvas dobramos a costela um pouquinho, etc.

      Se vc ainda nao tiver, tente pegar a moto de algum amigo e ande um pouco nesse fim de semana para sentir a moto e observar como seu corpo se comporta nessas curvas.

      Forte abraço!

      Excluir
  39. Bem...Cara, suas dicas são ótimas, valeu!
    O que me intriga na condução de uma moto...é a fragilidade do controle, se desequilibrar...já era, lona! Estou tentando andar de moto...mas toda vez que chega a curva...tenho que parar..vou tentar a sua dica de jogar o corpo no embalo da curva, se conseguir...te aviso...e muito obrigado pelo documento, vai nos ajudar bastante!
    Saúde e paz!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você curtiu as dicas, obrigado!

      Realmente o posicionamento do corpo influencia muito na direção.
      Eu mesmo antes de começar começar fazer aulas, ja ficava andando com a moto pelo bairro(o que é errado), e eu mesmo percebia que minhas curvas eram muito abertas, ou muito fechadas(quando eu tentava corrigir), e isso só melhorou, depois que comecei a fazer aulas, e foi justamente por causa do 8. Quando estamos fazendo o 8, se quiser fazer certinho temos que usar um pouco do peso do corpo e o jogo de cintura... e aí, automaticamente ao perceber isso, eu vi que na rua minhas curvas ficaram melhor.(diga-se de passagem, um dia eu quase cai porque fiz a curva muito aberta e fui parar muito próximo da calçada, por sorte eu não estava andando rapido).

      É isso aí!!! obrigado pela visita, volte sempre.
      Nossos comentários e experiências sempre ajudam a galera que está começando.

      forte abraço, saúde e paz!

      Excluir
  40. fiz meu exame essa semana e fui reprovado no 8 não entendi direito pois fiz o que o instrutor orientou de entrar pela direita? como seria a forma coreta de fazer o 8? obrigado desde de ja ajudou bastante a a quantidade de pontos de cada penalidades e as faltas eliminatórias mostrada acima agauardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto do 8 é entrar pela direita mesmo. Se você reprovou no 8, então é porque vc queimou a linha várias vezes.
      Veja esse vídeo aqui, a partir do minuto 4:30, o cara mostra como realizar o 8 e algumas outras partes da pista.
      https://www.youtube.com/watch?v=TZqiqDHM7Zw

      Quando você foi reprovado, você recebeu um papel semelhante a esse meu da foto, e nesse papel mostra todas suas faltas. Se você ficou nervoso e não leu, pergunte para sua auto-escola se eles tem uma copia, para que você saiba a razão de sua reprovação.

      O segredo como vc disse, é reconhecer as faltas, e assim conseguir evitá-las.

      Forte abraço amigo, conte-nos os próximos passos.

      Excluir
    2. obrigado dela orientação mas não recebi papel nenhum e não queimei as faixas acho que o examinador me reprovou de proposito, vou remarcar meu reteste e envio o resultado obrigado, boa noite.

      Excluir
    3. puxa vida amigo, que pena!
      Nesse próximo examen, compartilhe esse sentimento com seu instrutor e peça para ele ficar de olho no seu exame, porque os instrutores sempre ficam de papinho ... e pouco se importam com nossa execução.
      Talvez se ele ficar de olho e notar alguma má fé, isso ajude, mas na realidade eu diria para vc também comentar isso com os outros participantes para que todos exijam do instrutor essa postura... assim que o examinador vacilar na primeira vez, os próximos já entram... e aí o fusoê começa.

      Muito obrigado por voltara aqui e deixar seu feedback.
      Forte abraço e sucesso, dedos cruzados que tudo vai dar certo.

      Excluir
  41. oiii tudo bem,vou fazer um exame dia 13 agora,e estou um pouco com medo,cada pessoa me fala uma coisa,eu to como muita dificuldade no labirito,meajude,eu etava om uma mania de colocar o pe no chão,mais consugui tirar a tempo,quando fizer o exame te dou noticias um grande abraço.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oieeee, que bom que já está próximo do exame!!!

      O labirinto é a parte mais fácil, se todo o resto vc está bem, então vc vai aprovar sem problemas.
      Colocar o pé no chão é uma questão de equilíbrio, tomara que isso não seja um problema para vc.
      No meu caso, no dia do exame me deram uma moto que eu não conhecia, e ela estava bem aceleradinha, então eu nem precisei acelerar, deixei ela andar sozinha, fiquei só controlando o freio e a embreagem... como estava andando bem devagarzinho eu nem perdi o equilíbrio nem nada

      Tome muito cuidado, colocar o pé no chão no dia da prova é uma falta eliminatória!

      Pegue alguma moto aí na sua vizinha, e tente fazer curvinhas na rua, só para ganhar confiança, pq como eu disse, colocar o pé no chão é falta de confiança ou equilíbrio.

      vai dar tudo certo!!!!
      Volte aqui novamente para nos dizer como foi.
      Sucesso total!!!!

      Excluir
  42. AQUI EM CUIABA, AS AULAS SAO FEITAS NA MOTO DA AUTO ESCOLA, MAS A PROVA EM MOTO DO DETRAN, ACHO QUE ISSO DIFICULTOU E REPROVEI NOS CONES.

    ResponderExcluir
  43. realmente realizar o exame na moto em que treinamos é muito mais fácil!!!
    Aqui em SP, podemos fazer o exame na mesma moto em que treinamos, mas no dia do meu exame minha moto não estava lá, nossa fiquei com raiva, mas tive sorte de chegar mais cedo, dei uma treinadinha e deu todo certo.

    Obrigado por compartilhar sua experiência amigo.

    ResponderExcluir
  44. Primeira visita nesse blog e estou gostando muito das dicas, já fiz 10 aulas, costumo fazer entre 2 ou 3 aulas por dia na maioria aos sábados, e estou encontrando dicas preciosas aqui, e algo que realmente sinto falta foi falado aqui, os instrutores te ensinam o grosso, tipo como ligar a moto e sair, feito isso te largam lá e somem, não dão atenção devida à um novato que nunca subiu numa moto, não falam sobre a influência do corpo no equilíbrio, dicas da embreagem e coisas básicas, estou um pouco triste com o meu desempenho devido as dificuldades nas curvas fechadas, fico na ponta do pé na moto e isso me passa muita insegurança, mas pretendo ler mais dicas aqui e enfrentar tudo isso! Obrigada por compartilhar sua experiência, ajuda muito! Att, Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do Blog Adriana, além da postagem em si, dá uma olhada geral nos comentarios.. que também estão muito ricos, a galera te colaborador bastante.

      Eu tentei criar um outro blog, voltado apenas nas experiências sobre a moto, mas não tenho tido tempo para atualizá-los... lá tem uns vídeos bem legais, pode ser que te ajude de alguma maneira.. dá uma olhadinha nesse link abaixo:
      http://motoqueironovato.blogspot.com.br/

      A confiança, vai chegar aos poucos, não se preocupe.
      Se vc tiver moto em casa, ou algum amigo, tente pegar também fora das aulas para andar só próximo de sua casa, ajuda muito na sua moral.
      As curvas fechas, o segredo é fazer elas bem devagarinho ... e sempre abrir um pouco para o lado oposto da curva, isso facilita muito e aí o guidão não vai mais "ter o limite".

      De momento, concentre-se em ganhar confiança e fazer bem percurso da aula, o resto, vc vai ganhar na rua, andando aos poucos.

      Obrigado pela visita, sempre volte aqui para postar como está seu progresso.
      Sucesso total.

      Excluir
  45. boa tarde! aqui não consegui passar no exame hoje,perdi 4 pontos,tava chovendo demais na hora do meu exame,fiquei triste,mais vou tentar novamente o mes que vem,quem sabe da certo ne,tomara que não esteja chvendo,deixei a moto escostar na lateral do gabarito,quase sai pra fora kkkkk mais faz parte ne,bola pra frente ,e tentar novamente ,agora vou dia 18 de dezembro,te dou noticias,um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk, é isso aí, bola pra frente!
      Nessa próxima vez, vc já vai estar com mais experiência, será mais fácil!!!

      Volte para postar como foi.
      Forte abraço,

      Excluir
  46. fiz minha segunda reprova na habilitação de moto e o examinador colocou na folha que foram utilizar incorretamente os equipamentos foram duas faltas medias e uma falta leve conduzir o veiculo provocando movimento irregular no mesmo sem motivo justificado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essas faltas que vc comenta são muito genérica né?
      Vc perguntou exatamente o que elas significam?
      por exemplo, usar incorretamente os equipamentos, pode ser a viseita do seu capacete que ficou aberta.. muita gente esquece de fechar. dizem até que isso é falta eliminatória... ou então pode ser tambem que vc ficou a mão sobre a embreagem o tempo inteiro...
      essa outra falta do movimento irregular pode ser que na prancha vc deixou a moto derrapar um pouco pq estava rapido... em fim...

      ele, ou o instrutor presente disse exatamente quais faram as falta que provocaram essa reprovação?

      Excluir
  47. excelente o blog, tambem sou da velha guarda 56 anos rsrsrsr adquiri uma moto em janeiro, aprendi a pilotar e so agora vou arriscar a carteira mudar a letra, pois ja dirijo autos., mas eu nunca tinha antes nem sentado numa moto , hoje ja ando razoavelmente agora e so encarar esse trajeto, agora uma duvida fui em 03 autoescolas todas querem o quebra, ai a coisa fica o dobro e vai me pesar, e assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo elogio ao blog amigo e pela visita.
      Acho que você não deve pagar não.
      Você já dirige, tem muita experiência, e isso se transforma em calma na hora do teste.
      O teste em si, é muito fácil, e como você já tem uma moto, vc certeza que já pilota aí pelo bairro.. e isso tambem vai te dar calma na hora do teste.

      Outra coisa, é que estamos hoje em dia cada vez mais falando de corrupção e metendo o pau nos políticos. Se você paga, você mostra que é igual a eles que usam dinheiro para tirar vantagem própria.

      Quando eu fiz a minha em outubro de 2013, eu também pensei nisso, mas não paguei não, meti as caras e deu tudo certo.
      Fique tranquilo.
      Mesmo que você não tenha calma e sempre fica nervoso(tem gente que é assim), mesmo assim não pague, faça a primeira prova.. para saber como é, e aí vai ver que é muito fácil e só reprovou por detalhes(ou falta de calma), e assim na proxima vez será bem mais fácil.
      Diga pro cara que vc está desempregado, com dificuldades financeiras e que não quer fazer o quebra, negar sua inscrição ele não pode, se ele negar, disque 190, pois voce é consumidor e seus direitos devem ser respeitados.

      Acho que é isso, pilotar moto é muito legal.
      Eu particularmente acho que deveria ser um pre-requisito a todos nós, ter pelo menos dirigido carros por 1 ou 2 anos... pq isso nos dá uma melhor noção das barbaridades que podem nos ocorrer... pq vejo muita gente andando de moto sem saber os pontos cegos dos carros, vícios dos motoristas, etc.. e tudo isso vc já tem.

      Seja bem vindo ao clube, e boa sorte!
      Volte aqui para postar os próximos capitulos dessa sua novela, rs.
      forte abraço

      Excluir
  48. Respostas
    1. que bom que você gostou @Marina Luciana !!
      Se você já conseguiu ter sua CNH, ou se está no processo... compartilhe conosco essas suas experiências, isso enriquece muito mais o conteúdo do blog.

      Feliz ano novo!

      Excluir
    2. Robson obrigada por existir e por compartilhar conosco informações tão preciosas.
      Estou em processo de habilitação das categorias A e B. Iniciei pela A, mas não estou sendo feliz com isso. Já e foram oito aulas e não consigo andar em linha reta nem fazer o oito!

      Excluir
    3. amigo, eu tive certa facilidade com as aulas.. acho que pq eu sempre andei bem de bicicleta e talvez o equilibrio disso deve ter me ajudado. Antes de fazer a prova, eu cheguei comprar uma moto simples ... assim eu poderia treinar no meu proprio bairro..

      Se vc já acabou as aulas, e mesmo assim ainda tem muita dificuldade em fazer o oito, infelizmente acho que vc não vai conseguir ser aprovado... então para evitar que realmente vc reprove, eu sugiro você fazer duas coisas:

      1) procure a auto escola, e diga que você gostaria de fazer mais algumas aulas, talvez a auto escola não vai deixar.
      2) procure pelo seu professor na auto escola. O salário desses caras é ruim, talvez se vc prometer para ele algum dinheiro ou um cafézinho, ele pode te dar algumas aulas particulares
      3) procure algum amigo que já tem moto... para ele te ajudar... deixando vc replicar esses exercicios ai perto... dá para fazer o oito sem ter o oito pintado no chão ... dá para testar andar em linha reta.. riscando o chão com pedra mesmo.

      Em fim, se vc já sabe que está mal, vc tem que treinar o máximo possível antes do dia do teste... isso é importante... não se deixe abalar só porque sente alguma dificuldade... as dificuldade são assim mesmo, são feitas para que possamos superá-las.

      Vamos ficar na torcida por você amigo, tudo vai dar certo!!

      forte abraço

      Excluir
  49. Amigo muito obrigado por compartilhar conosco sua experiencia,

    vou contar a minha experiência que tive hj no meu exame realizado as 9hs, eu já andava de moto a algum tempo mas não tinha habilitação de moto só a cat d, me matriculei na auto escola e semana passada de pois de realizar todos os tramites, fui fazer minha primeira aula de moto, me deram uma moto ruim pra caramba mas consegui percorrer todo o percurso errando somente a bendita prancha, no dia seguinte chego pra ter outra aula, a bendita da auto escola me marca 3 pessoas pro mesmo horario sendo que só tinha 2 motos, o instrutor arrumou uma moto ai eu fui la fazer a aula, depois ele veio com outra moto pra eu terminar minha aula, falei pra ele meu exame é na sexta-feira quero a moto de terça pq estou adaptado nela blz? falei pra ele ele me respondeu que tudo bem, chego hj no ibirapuera pra realizar o exame o bendito do instrutor me vem com outra moto pra eu realizar o exame, falei pra ele kd a outra moto que te pedi, ai ele falou é essa falei pra não é não, falei vai me essa ai mesmo pq eu vou passar de um jeito ou de outro, ai peguei essa outra moto dei umas voltas com ela no estacionamento pra aquecer e pegar o jeito da moto, pois bem feito isto chegou minha vez de fazer o exame, comecei bem sem problemas no oito, mas quando entrei no labirinto do nado comecei a ficar nervoso sendo que eu estava calmo, blz passei do labirinto fui pra rampa depois os cones e tudo isso percebendo que eu não estava muito bem, cheguei na prancha olhei pro ceu falei Jesus só falta essa me ajuda o fiscal me chamou duas vezes fui embora, cheguei ao final do percurso peguei meu resultado e tinha passado sem nem uma falta pro meu alivio, agora é só esperar a danada chegar.

    ResponderExcluir
  50. caramba amigo!!! hahaha, me arrepiei com sua história, muito bom!!!
    É isso aí, temos que nos superar nas adversidades. As autoescolas estão cada vez piores, e o resultado disso vemos todos os dias nas ruas com uma infinidade de acidentes, não só de motos, falta de respeito, tudo tudo tudo, e muito disso é fruto da falta de preparação das auto escolas.

    Parabéns pelo resultado, obrigado por compartilhar sua experiência aqui no blog.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  51. Bom dia.
    Estou na minha 5ª aula hoje de adição de categoria, curti demais suas dicas! Valeu...
    E eu lí o post inteirinho e salvei à imagem com às penalidades, viu?!
    Treinei antes de começar às aulas e oq mais está me atrapalhando é a velocidade.
    Treinei mais rapidinho e lá é leeeeeeento quase parando, à prancha tá indo, às curvas
    q tá difícil! Eu não piloto em rua, só treinei msm.

    Se Deus quiser vou conquistar a minha A!!!!!! :D
    Abração...
    Débora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso aí amigo, tendo a lista de faltas... dá para você evitar muita coisa por desconhecimento.

      Nos seus treinos, tanto nas próximas aulas como com outra moto, tem que ser feitos bem devagarinho mesmo... pq o exame inteiro é feito na primeira marcha.

      eu tive muita sorte, a moto que me deram estava um pouco acelerada.. então eu nem precisa acelerar... foi só deixar ela ir sozinha... e segurar as vezes na embreagem... talvez vcs possam fazer essa regulagem aí tambem... assim fica super fácil

      Obrigado pela visita no blog, que bom que voce gostou do conteúdo.
      Depois da sua prova, volte aqui e compartilhe o resultado =).

      forte abraço!

      Excluir
  52. AMIGÃO TU SE ARREPIOU KKKK, MINHA BRONCA EU ACHO QUE ELES FICARAM COM RAIVA QUE EU NÃO QUIS PAGAR O QUEBRA, OLHEI BEM NA CARA DO DONO DA AUTO ESCOLA E FALEI PRA ELE EU VOU LÁ E VOU PASSAR HAHAHAH E DEU TUDO CERTO SEM QUEBRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk, é isso aí amigo, se a gente paga o quebra... estamos sendo corruptos... daí depois não adianta reclamar dos corruptos no governo, realmente gostei!!!

      Valew por compartilhar sua experiência, forte abraço.

      Excluir
  53. Boa tarde! amanha e a segunda vez que vou realizar a prova! e não passei na primeira vez, porque errei o labirinto depois do 8. Estou com um pouco de dificuldade ainda nesse percurso do labirinto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Labirinto agora vai ser fácil para você amigo.
      Tente ir bem devegar. Se vc conseguir, deixe a moto mais acelerada do que o comum(é uma regulagem que dá para fazer em todas as motos)

      Super sorte!!!

      Excluir
  54. Ola robson!!!! Muito obrigado pelo seu post ele foi esclarecedor e vai me ajudar bastante!!! Robson meu instrutor pouco me ajuda e segundo ele nao ha necessidade de ligar pisca nem farol durante a prova! Mas pelo que vi na imagem podem tirar pontos por isso!! Afinal o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você curtiu amigo!

      Como dizem por aí, jogo é jogo, treino é treino!
      No papel está claro que a sinalização deve ser feita de maneira correta, e quando não feita ou feita de maneira incorreta pode descontar 3 pontos.

      Na prática, eu não dei seta em nenhum momento, e nunca ouvi falar de alguém que tenha sido punido por não dar seta na prova pratica de moto. Nos carros, vejo isso sempre.

      Talvez seja pq nao estamos na rua, estamos numa mini pista.. nao tem sentido dar seta no 8, ou no labirinto...e nenhum outro lado.. mas isso pq eu só conheço a pista de SP, em outras cidades e estados .. parecem ser diferentes.

      Eu perguntaria novamente para o meu instrutor, e perguntaria tambem para algum outro instrutor dessa sua auto escola ou de alguma outra auto escola... para ficar mais tranquilo, pq esses caras vão participar de testes toda semana.. .e eles ja sabem bem se reprova ou nao, independentemente do que esteja escrito =)

      boa sorte aí amigo, volte aqui para comentar as conclusões que vc chegou e o resultado do seu exame.

      forte abraço,

      Excluir
  55. Obrigada pelas dicas! Nunca andei de moto, mas vou me arriscar rsss quero viajar de moto !!
    Eu achei bem difícil tudo e acho que não vou conseguir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc gostou Karen!!!
      Você consegue sim, se vc sabe andar de bicicleta... será bem fácil para se adaptar.
      Se vc não sabe andar de bicicleta, então pode ser um pouco mais difícil mesmo.

      Não encare a facilidade .. com muita coragem... pq muita coragem sobre uma moto, é perigoso, fique sempre com medo.

      obrigado pela visita e pelo comentario, depois volte a compartilhar sua experiências aqui com a gente.

      Excluir
  56. ótimo texto amigo....queria saber se é possivel usar moto própria no dia do exame...tenho minha moto e queria fazer o exame com ela para não precisar pagar a taxa absurda do aluguel da moto no dia do exame...desde ja agradeço, parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  57. Renanzão, boa pergunta cara.
    Eu não trabalho com essas coisas não, só sou um cara que gosta de escrever na internet...
    Já ouví dizer que sim é possível, mas há alguns cuidados que devem ser tomados, como identificar a moto... com adesivos, placas, etc... não sei se isso é por Cidade ou Estado, em fim... troca uma idéia com as diferentes auto escolas perto de você.
    Se descobrir, volte aqui e deixe seu comentarios, para que nossa galera saiba... e já tome algumas decisões também.

    valew!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Valeu pela dica, de extrema importância ! Logo terminarei as aulas práticas, quando for fazer o prático, entrarei novamente para outro comentário ! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. show de bola Douglas Camargo, muito obrigado pelo feedback!!!

      Ficamos a espera de seu próximo comentario de que deu tudo certo.

      forte abraço, boa sorte e sucesso.

      Excluir
  60. ola robson, ja acabei minhas aulas e meu exame é daqui a 2 dias.. estou extremamente nervosa,fui mt bem nas aulas,o problema é que qndo estou nervosa o meu equilibrio nao é o msm. espero que dê td certo.. obg pelas dicas, me ajudou bastante.. abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tranquilo, vai dar tudo certinho.
      Boa sooorte!!!!

      Excluir
  61. Vou comecar as aulas prática semana q vem vou fazer adição de categoria A. Espero dar certo,nunca pilotei uma moto.
    estarei aqui noticiando minha experiência sou de sp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimo Luan, sucesso para você!!!
      Ficaremos aguardando seus próximos comentarios.

      Forte abraço

      Excluir
    2. Opa robson,pilotei uma 150 do meu cunhado achei pesado pra virar ela na hora de ligar e tals mais estou gostando,achei um pouco difícil se equilibrar no começo mais vou aprender nas aulas práticas quinta feira agr vou marcar aulas práticas,ja fiquei sabendo q o quebra custa 700 reais não vou pagar quero tirar na raça pois 700 conto ja é o documento da moto que vou comprar ou dinheiro de uma bela compras. Quero comprar uma moto boa 150 da honda ou a 160 bros das novas ainda estou indeciso mais ainda tenho tempo até a habilitação sair dura uns 40 dias.

      Excluir
    3. Faaaaaaala Luan, é isso aí cara, fuja do quebra.
      Sem demagogia, o país está um caos por causa da corrupção, se vc foge do quebra pode ir pra rua gritar, chingar... pq sua parte vc está fazendo!
      E tem mais, a prova de moto é muuuuuuuito fácil... realmente não precisa de quebra... mas a galera vai te botar medo para tentar te convencer, não se abala não.

      O peso da moto é normal... isso é porque vc está começando agora, moto é pesada memos... mas essas motos de baixa cilindrada são levinhas cara, logo mais você vai pegar outras e vai sentir o peso.

      Minha primeira moto foi um FAN 125, uma delícia cara, muito boa, eu recomendo, e tenho varios amigos com a 150 da Honda e todos falam muito bem também, a mecanica é ótima, é fácil até para novatos se virar... e não é cara.. qualquer lugar vc arruma, mas olha só, logo de cara, já compre uma trava de discos... e um alarme só para garantir... pq tem muita gente de olho grande.. e essas motos assim tem muito roubo... pq os caras ficam dando grau no bairro, ou pegam para "trabalhar" de noite ou roubar mesmo, infelizmente. Se pegar uma trava de disco, pegue também um lembrete ... que é um cordão que vc coloca na trava e leva até o guidón para vc não esquecer, pq se esquecer é chão!!! eu já caí assim, é normal, rs..

      é isso aí manolo, valew por postar aqui seu comentário, na medida que vc vai avançando nas aulas, volta aqui para deixar mais comentarios para galera.

      forte abraço e boa sorte.

      Excluir
    4. Fale meu querido,comecei as aulas hj fiz 2 aulas,estou com mto dificuldade nos cones,em questão de ligar a moto e andar sem deixar morrer consigo numa boa preciso de algumas dicas suas como devo andar e se equilibrar precisa ficar com as pernas presas ao tanque é melhor msm pra fazer curvas?? Esse mes acabo as aulas

      Excluir
    5. Luan, essa dica das pernas é a melhor de todas... se vc abraçar bem o tanque com as pernas... vc vai ver que o equilíbrio melhora muito... pq com a perna solta, parece que a moto é uma coisa e vc outra, .. na teoria isso é verdade, mas na prática, vcs dois devem ser um só corpo!

      Na primeira aula é assim mesmo, nós descobrimos todas nossas falhas... depois de umas 6 aulas.. vc vai ver que a dificuldade fica apenas em uma coisa ou outra... os cones são fáceis, e peça sempre para que os cones fiquem aí... nao aceite fazer aulas sem os cones, pq na pratica... se vc bater no cone vc vai sentir... e na proxima vez vai tentar melhorar.. se vc fizer aulas sem cones, vai fazer errado e nem vai perceber.

      No labirinto, se vc arrumar a parada da perna, vai ver que o labirinto vai ficar mais fácil também.. é só abrir um pouquinho antes de fazer as curvinhas... e se vc tiver bem o jogo de corpo, fica muito mais fácil.. e o jogo de corpo vc só vai ter se souber abraçar a moto com a perna.

      forte abraço!

      Excluir
    6. Valeu pelas dicas robson,hj eu iria fazer 2 aulas devido a chuva tive q remarcar mas amanhã tenho 2 aulas sobre os cones não TEM CONE ALGUM,APENAS UMA bola amarelha pintada pra simular os cones isso pode me prejudicar ,estou apredendo em um moto honda 150 2015 provavelmente vou comprar uma igual vou ver se consigo filmar as aulas e tenta postar uma foto aqui estarei aqui noticiando meu processo de treino e exame final.

      Excluir
    7. Luan, eu acho importante a questão de ter cones na aula... se a escola não tem, leve umas garrafinhas de 600 ML ou algo assim.. para vc saber que realmente não está batendo nos cones... e isso vai ser um tapa na cara do instrutor... que talvez tome vergonha e providencia o material que vc está pagando e não tem... por mais gente boa que o cara seja...

      Excluir
    8. Robson boa idéia vou ja provindeciar as garrafas amanhã terei 2 aulas na parte da manhã as 10 e as 11 vou falar p ele sobre que preciso dos cones se caso ele não arumar e não tiver eu faço o lance das garrafinhas será um tapa na cara dele e da auto escola. ..a auto escola tem dinheiro sim pq ela ja usa motos novas carros novos não ter grana pra cones é impossível né? Estive perguntando pro instrutor sobre quantos alunos passam na prova ele disse de 8 passa 2..

      Excluir
  62. Fiz mais 2 aulas hj estou um lixo para fazer os cones preciso muito de treinamento! A prancha co!nsigo fazer de boa o labirinto não estou tentando pq estou fazendo os.cones enquanto não fizer direito não saio de la ! Da uma raiva parece que não vou conseguir..

    ResponderExcluir
  63. kkkkkkkkkkkk, é isso aí... é assim mesmo, isso mostra que é importante fazer as aulas praticas... tem gente que pula isso com o quebra.. e depois fica fazendo bobagem na rua.
    Quando eu sentia dificuldade em uma parte do percurso, eu também fica me fodando nele... então tinha dia que eu ficava fazendo labirinto o tempo todo... depois fazia o percurso completo... no seu caso, vc vai fazer isso com os cones... faça isso mesmo, o que vc mais erra é o que precisa de mais atenção!!!

    Agora com os cones físicos... fica bem mais fácil detectar os erros ne?!

    ResponderExcluir
  64. Então em relação aos cones eles não colocaram ainda ja separei minhas .pet pra levar segunda feira ^.^ comprei aquelas pet de 1,5 de agua sabe?!!... eu preciso TREINAR MUITOOOOO! Instrutor joga a moto na sua mão e vc tem q se virar mais EU VOU CONSEGUIR !! Tbm tem a questão de manter a aceleração da moto ainda n peguei direito vc.pode me da uma dica? Pq ela fica dando uns trankinhos isso atrapalha um pouco. ..enfim Falta 11 aulas só. ..

    ResponderExcluir
  65. Olá, adorei suas dicas.
    Eu já fiz 4 aulas de moto, nunca havia dirigido uma antes, já consigo me equilibrar sozinha sem o apoio do meu instrutor. Mas eu afogo muito a moto na hora de dar partida. Ele sempre diz pra eu soltar de leve a enbreagem até que a moto comece a andar e acelerar e manter levemente acelerado, ai sim soltar toda a embreagem.
    Mas a minha duvida é: A moto da auto escola deve ser acelerada? Porque eu acho que essa moto não ta acelarada, pois eu sempre tenho que acelerar durante o trajeto. E se eu não acelero a moto se desestabilisa e começa a balançar, estou tendo muita dificuldade pois as vezes acabo comendo faixa ou saindo do percurso. Me ajude por favor pois estou até desanimando com a moto, porque afogo demais.
    Obs. Sou do interior de sp. O local que faço as aulas será o mesmo da prova.
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga, a aceleração da moto é uma regulagem.. o exame não tem nenhuma relação com isso.
      Pelo seu comentário, eu sugiro você conversar com seu instrutor e pedir para ele deixar a moto um pouco mais acelerada para facilitar para você. (talvez ele não queira, porque a moto deve ser dele... e isso vai gastar mais combustível etc... mas se é bom para você, então insista nisso.)

      eu tiver sorte, no dia do meu exame... por mais que moto que me deram fosse uma que eu nunca usei, ela estava bem acelerada, e isso me ajudou muito... porque eu nem precisava acelerar... ela fazia tudo sozinha.

      se seu instrutor nao quiser deixar ela aceleradinha, vc mesma pode fazer isso, é super fácil, muito fácil mesmo.
      em algumas motos dá para fazer com a mão... em outras é necessário uma chave ou uma moeda para rodar um pouco o parafuso da marcha lenta.

      observe o conta giros da moto... o ele deve estar em mais ou menos 1.500 rpb de aceleração, eu gosto assim... menos que isso eu acho ruim, mais que isso ela anda sozinha, então talvez para voce o melhor é deixa-la com 2.000 ou mais.

      é isso, ajusta a marcha lenta da sua moto, que ela fica um pouco mais acelerada... e aí o resto fica mais fácil!

      Excluir
  66. Quando vai fazer a entrada no 8 é do lado esquerdo ou direito??
    Meu instrutor fala pra entrar do lado esquerdo, mas na hora de sair do 8 é muito ruim porque ja tem uma curva logo em seguida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, na minha opinião, a entrada do oito é sempre para direita!
      Veja esse vídeo aqui, a partir do minuto 4:30, o cara mostra como realizar o 8 e algumas outras partes da pista.
      https://www.youtube.com/watch?v=TZqiqDHM7Zw


      eu não sou instrutor, nem autoridade nem nada.
      se vc tiver dúvidas, procure um pouco mais na internet sobre a pista em que vc vai fazer a prova (porque aqui no ibirapuera en são paulo é pela diretira) e pegue mais informação, ou até mesmo vá até o local e observe outras pessoas fazendo o teste.

      Excluir
    2. Obrigado. Vou perguntar pro meu instrutor.

      Excluir
  67. Voce ai de cima,sempre pelo lado direito aqui em sp é assim.

    ResponderExcluir
  68. Robson,fiz mais 2 aulas ontem até cai da.moto fui fazer a curva e acelerei e ela virou mais não aconteceu nada,não estou me sentindo seguro acho q nao vou passar preciso ainda de muito treino ja estou desempenhando bem a parte dos cones agr falta o labirinto,em relação os cones perguntei pq nao tem os cones ele disse q todos os aluno passa pelos cones é raro alguem derrubar. Amanhã tenho 2 aulas mandarei noticia Abraço

    ResponderExcluir
  69. valew por responder o amigo quanto a entrada do 8 Luan, é isso mesmo, aqui em SP é pela direita, acho que em todo lugar, mas como tem muito instrutor boca aberta, temos que ficar espertos e procurar por mais informação.

    No seu caso, mantenha a auto estima cara, não baixa a cabeça não, se isso fosse fácil, não haverá exame, todos passariam direto!

    Cair faz parte, e já te deixa uma lição valiosa.
    Se vc já venceu os cones, menos mal, realmente os cones são fáceis, mas para quem está começando não é bem assim não.

    O labirinto é complicadinho mesmo, dê um foco especial nele, porque vc tem andar com a moto bem divagarinho e sem deixar morrer, se vc conseguir isso, então o labirinto vai ser fácil, e a única parte complicadinha será a rampa.

    pq vc tem que sair da última curva antes da rampa acelerando um pouco, mas não muito... se vc acertar isso, a rampa vai ser fácil, pq se vc sair devagar demais, aí vai perder a velocidade e vai queimar a rampa, ou se acelerar demais, vai derrapar na rampa, e isso reprova.

    ja está acabando cara, acho que vc vai conseguir sim, mantenha o foco, e se tiver alguma moto de amigo ou alguém assim a disposição, tente pegar emprestado para andar devagar na rua e ganhar confiança... principalmente se vc tiver algum conhecido que entrega pizza, essa galera é bem relaxada com a moto, não tem ciumes e empresta de boa.

    ResponderExcluir
  70. Fala robson,estou terminando as aulas chamei meu tio para me ajudar pois estava com muita dificuldade no labirinto aonde eu treino descobri que aonde treino é pequeno o percurso é bem Mais DIFICIL doque o de la do ibirapuera nem o meu tio conseguiu fazer o labirinto de tão pequeno que é, e olha meu tio ja é habilitado juro pra vc que ja estava muito preocupado mais agr ja me senti confiante para tentar na raça mais irei tentar 1x só espero q eu consigo pois taxa de remarcacao custa 150 reais imagina ser reprovado 4x? Vou treinar no ibirapuera semana q vem lá é o canal! sinto que vai dar tudo certo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. show de bola Luan, é isso aí cara! parabéns!
      acho que todas auto escolas deixam nosso labirinto mais difícil mesmo... pq se conseguirmos na escola, conseguiremos no teste final.. mas se a escola deixou muito difícil, a escola não é muito esperta, porque isso tira a moral do aluno, desmotiva e etc.

      no ibirapuera é realmente fácil cara, o espaço é bem grande... dá para fazer até sem abrir um pouquinho, rs..

      boa sorte amigo, forte abraço

      Excluir
  71. Robson queria saber se posso fazer o exame usando apenas a primeira marcha se eu fazer o percurso na primeira marcha como devo me proceder na rampa? (Denílson montes claros)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o examente é apenas sempre na primeira marcha amigo

      Excluir
  72. Robson faço minha prova amanha e tenho uma duvida... as vezes quando to passando nos cones a moto ameaça a morrer e "tossir" sabe? porque vou devagar por medo de acelerar muito e derrubar ela.. qual a dica que vc me tem pra isso? freiar um pouco ou não? ficarei no aguardo da resposta, minha prova é amanhã;..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, desculpe ter demorado para te responder.
      o segredo está na embragem... nessas horas de desvios, temos que andar devagar mesmo, e aí vc tem usar a embreagem sem dó... acelera um pouco... reduz um pouco... o segredo está na embreagem, só isso.

      se tiver dúvidas, pegue uma moto, e tente andar com ela bem devegar em alguma rua vazia... vc vai ver que quanto mais devegar, ´emais difícil, e aí vai notar a importancia da embreagem.

      abraco

      Excluir
  73. e ótimo texto....me ajudou bastante...

    ResponderExcluir
  74. Olá, gostei muito do seu blog, pois estou me sentindo muito insegura pq ontem reprovei na prova de moto pela segunda, logo no começo derrubei um cone por causa de nervosismo, agora estou com medo de marcar a prova novamente pela terceira vez! Fiz as 20 aulas, e me saí muito bem ,quando reprovei paguei mais duas aulas particulares, mas eu percebo q tenho q ter mais confiança em cima da moto. Agora pretendo treinar bastante na CG do meu pai para pegar mais confiança, a moto q faço a prova também é uma CG. Aqui na minha cidade não tem como treinar no percurso q vou fazer a prova e tenho q pagar se eu quiser fazer mais aulas, será q tem necessidade de pagar mais aulas ou posso treinar com outra moto? E se demorar para marcar a prova novamente será q é ruim? Pq por enquanto estou traumatizada e só queria marcar daqui 1 mês e meio por aí... Meu nome é Vilmara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amiga, fique tranquila, reprovar é normal... e a pressão do local, oficiais de cara amarrada, gente chorando é horrível e nos afeta muito. eu reprovei a primeira vez que fiz a prova pratica para carro... por causa do nervosismo.

      Pelo que lí, vc não tem muita experiência, e por isso fica nervosa facilmente, além das reprovações.
      Acho que a única maneira de você passar, é praticando.
      Não precisa ser praticando pagamento não, pega uma CG do seu pai mesmo, e fica andando na rua da sua casa, antes das 7hs a.m, pois nesse horario tem pouca gente na rua, vc nao passa vergonha e nem machuca ninguem se houver algum erro. Eu mesmo fiz isso, ficava sempre nos sabados e domingos, andando com minha CG antes das 7hs da manhã... e isso me ajudou muito, pois eu passei a conhecer a moto, e meu corpo... e no dia da prova, eu estava muito confiante, e assim fiquei pouco nervoso.

      Pensa nisso amiga.
      Volte aqui depois nos dizer... como vc está indo.

      Sucesso!

      Excluir
  75. Olá Robson! Parabéns pelo blog. Excelente ferramenta de divulgação que foi criada por você e que já ajudou e vai com certeza ajudar muitos candidatos a tirarem a sua CNH para motocicleta. Aqui em Natal no RN, a prova prática do DETRAN consta dos seguintes obstáculos: Primeiro vem o famoso "LABIRINTO" seguido do "8". Depois vem a PRANCHA que é diferente da que tem na auto escola, pois a do DETRAN é apenas uma faixa pintada de amarelo no chão, enquanto a do CFC tem um alto relevo. Tem também na pista 2 sinais de transito,PLACA de PARE, faixas de pedestre e por fim, uma linha de 3 cones.O meu exame final será feito na próxima quarta feira e independente do resultado irei divulgar aqui como foi a minha performance. Até lá e tudo de bom a todos os futuros motociclistas devidamente habilitados.

    Ronaldo de Oliveira

    Natal-RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo feedback Ronaldo, ficaremos no aguardo do seu retorno, independentemente do resultado. Estou certo que se vc ficar calma para realizar a prova, você vai passar... pois agora a regra está clara e você já conhece, então em pegadinha vc não vai cair... e e isso já é uma grande vantagem.

      Sucesso amigo. Abraço

      Excluir
  76. Muito bom seu post, li de ponta a ponta! irá me ajudar muito! obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom te ajudou Guilherme, um forte abraço!

      Excluir
  77. Fala robson, dia 12 sera minha prova final !
    estou comprando minha honda para treinar MTOOO....ESPERO Q EU CONSIGA.
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  78. parabéns pela aquisição Luan, cuide bem, ande com cuidado sempre.

    Quanto mais vc treinar, melhor será o resultado.
    abraços

    ResponderExcluir
  79. E ai Robson????? beleza???

    Deu tudo certo pra mim aqui na prova prática do DETRAN e foi sem problema. O maior desafio não só meu, mas de todos os candidatos a tirarem a sua carteira é sem dúvida alguma VENCER o nervosismo antes da prova. Muita gente, fiscais fazendo pressão para que o camarada não passe, gente chorando....enfim, muita coisa chata. Quando chegou a minha vez eu já fui colocando o capacete, fechando a viseira e afivelando a cinta. Aqui muitos candidatos são reprovados por causa desse detalhe, mais no meu caso como eu já piloto moto desde 1997 e já tenho muita experiência isso não foi difícil pois já me acostumei a sempre andar com o capacete todo fechado. Na pista foi tranquilo. Aqui em Natal o examinador entrega a moto engrenada e no descanso lateral. Subi, recolhi o descanso, ajustei os retrovisores, liguei a chave, dei a partida, verifiquei com a mão se o farol estava aceso e os piscas. Cerca de 20 metros a frente já tem um sinal de transito. Quando a luz ficou verde eu engatei a primeira marcha, em seguida a segunda e liguei o pisca para entrar a direita.Entrei no labirinto e fui dando seta de acordo com o lado que eu estava indo. Depois veio o " OITO" e em seguida a "PRANCHA" tudo sem problema pois a pista aqui é muito maior que a do CFC e isso facilitou as manobras. Nas placas de PARE fiquei antes da faixa de pedestre e no final ao finalizar a prova, entreguei a moto em primeira marcha, desliguei o farol, a chave, acionei o descanso lateral e só depois desmontei e retirei o capacete. Olhei para o examinador e ele disse : Está APROVADO!

    ResponderExcluir
  80. EEEEEEEEEEEEITA que lição hein amigo! PARABÉNS!
    Obrigado por compartilhar tantos detalhes da sua experiência, seguramente outros amigos de Natal serão muito gratos ao ler seu comentário futuramente.

    É isso aí pessoal, mais um caso de sucesso aqui compartilho, eu fico muito feliz por cada um de vocês, que assim como eu, procuram se informar antes, e logo compartilham as experiências para outros companheiros tenham o mesmo sucesso que a gente.

    É isso aí, vamos que vamos.
    Um forte abraço, e boa sorte para nós!

    ResponderExcluir
  81. Valeu Robson! Agora é aguardar 5 dias úteis que o DETRAN envia a CNH pelos correios. Via agora no site que a minha PPD ( Permissão para dirigir ) já foi enviada e em poucos dias eu estarei recebendo e finalmente poder pilotar com mais tranquilidade e tendo todo o cuidado em não levar multas. Estou em um consórcio de uma yamaha fazer 250 e se Deus quiser até o final do ano estarei recebendo a maquina mais vou continuar com a minha titan que eu já tenho há algum tempo. Vou sempre acompanhar aqui o seu blog que é muito interessante. Abraços e fica com Deus meu irmão.

    ResponderExcluir
  82. opa, valew, fica com Deus também irmão!

    forte abraço

    ResponderExcluir
  83. Bom dia Robson, meu nome é Walison, e eu tenho uma dúvida, a minha cidade é pequena, a uto escola é só uma, e falando diretamente, aqui não tem moto pista para treinar só ná cidade vizinha que também é onde a gente faz o exame, eu só fiz uma aula até hoje, e foi em uma pista que meu instrutor improvisou em um terreno não pavimentado, bem nesta primeira aula eu não consegui fazer o 8 (oito) que ele desenhou, e puxei fotos e vídeos na internet e vi que o 8 da moto pista parece bem maior que o que ele desenhou, a parte do 8 que eu não consegui fazer é aquela última curva antes da faixa pare (A INTERSEÇÃO CENTRAL DO 8), eu meço 1,90 m de altura, muitos dizem que teria dificuldades pra fazer o exame, pela minha estatura, mais eu não ligo para o que os outros dizem, mais ai eu queria saber de você se no oito da moto pista eu teria este mesmo problema, de não conseguir fazer a curva? Eu li muita coisa do blog, não cheguei a ler tudo, pois estou em horário de serviço, e fora quais não tenho acesso a internet boa igual eu tenho aqui, e outra, se a gente girar o Guidom ao máximo (até ele bater no tanque) pode correr se o risco de perder o equilibrio?

    ResponderExcluir
  84. olá Walison, bom dia.
    Seria legal você conseguir um tempo para ler o texto do blog completo, e também os comentários, porque são os comentários que fazem o blog mais rico, porque o que está escrito é apenas a minha experiência e nos comentários, está a experiência de todos os demais colegas.

    Sobre suas dúvidas, vou tentar responder aqui de maneira separada para tentar ajudar.

    1 - o Oito da auto-escola é sempre mais difícil do que o 8 real, de verdade do dia da prova. E isso muitas vezes é feito assim, para que o aluno se esforce a fazer um oito difícil, e assim no dia da prova fazer o 8 será muuuuuito fácil.

    2 - a estatura não atrapalha não amigo. O que eu acho que acontece, é que se você por ser alto tentar viajar numa moto baixa, você vai sentir dores depois de uma hora... mais dores do que pessoas mais baixas...

    3 - essa é sua primeira aula, errar é normal, tem colegas aqui que até cairam fazendo o 8. O segredo da moto, é você usar o corpo.. .e não tanto o guidón, realmente se vc virar o guidón muito, ele vai bater no tanque e aí você vai cair, não tem jeito...

    4 - o Oito para mim, foi o mais legal da autoescola, pois depois que eu comecei a aprender, é que eu vi que na rua eu fazia tudo errado!!! e depois de tanto treinar, é que ficou fácil

    é isso aí amigo, confiança que você consegue, e use seu corpo mais do que o guidón.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  85. fiz o exame ontem pela segunda vez.. a priemira vez que eu fiz estava tranquila e confiante mas desequilibrei um pouco no labirinto e marcaram 3 movimentos irregulares e por fim antes do cone me pararam d novo e colocaram "falta d natureza leve" provavelmente pq eu nao olhei si tinha gente fazendo o trageto do cone. desta segunda vez foi mt surpreendente estava estremamente nervosa mas os proprios examinadores me acalmaram o primeiro q olha os documentos olhou minha data d nascimento e disse q eu fazia aniversario no mesmo ano,mes e dia q o filho dele e falou q eu estava preparada p pegar minha aprovação naquele dia, o primeiro examinador da guarita perguntou si eu tava nervosa e eu falei q sim, ele disse q si eu sabia fazer o trageto nao tinha o pq ficar assim e me desejou boa sorte. ja o ultimo q me parou q foi antes do cone d novo e pelo msm erro do primeiro exame,ele virou p mim e disse p ficar tranquila q nao era nada d grave e q eu continuasse mas confiando em mim. terminei o exame e fui aprovada. a dica q eu dou p quem nao tirou carteira A ainda.. eh o seguinte ficar nervoso eh normal mas previna-se na hr q colocar o capacete abaixando a viseira p nao correr o risco d na hr da arrancar a moto nao esquece pois eu vi mt gente sendo reprovado p isso e outra dica q me deram eh acelerar a moto durante o percurso isso evita d ter movimentos irregulares q eh a maior das reprovaçoes e por fim confiança q eh a chave principal e no mais desejo a todos.. BOA SORTE!! fabíola

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde, como muitos aqui passam por esse excelente blog, resolvi trazer um pouco da minha experiência. Estou no meio das aulas práticas e ainda não fiz a prova.
    1. Escolha muito bem sua moto escola, a que eu escolhi, o instrutor não participa da aula... ele só esteve presente em 10 minutos de 3 aulas e só. Vi que uma outra moto escola, o instrutor fica seguindo e dando dicas de como fazer o percurso o tempo todo da aula.
    2. Esses dias fui surpreendido com o tal "quebra". Tenso...
    3. Nunca tinha andado de moto e creio que peguei rápido a manha da moto e só hoje, eu percebi que estava fazendo os erros por causa de excessiva auto confiança. Tive aula hoje e me colocando no meu lugar, fiz o percurso muito melhor que da última vez.
    4. Fiz a besteira de fazer sempre 3 aulas no mesmo dia, percebi que na 3 aula já estava cansado e me sentindo desconfortável na moto... Minha dica: Por mais que demore, sempre faça no máximo 2 aulas no mesmo dia.

    Por enquanto é isso. Após eu passar na prova (independente de quantas provas seja necessárias) volto e dou feed back de tudo que rolou comigo.

    Abs e se cuida.
    Obs: Parabéns pelo blog, saber que eu tenho até 3 pontos, da uma tranquilidade um pouquinho maior.

    ResponderExcluir
  87. que bom que você curtiu o blog, muito obrigado pelo feedback.
    Realmente achar uma boa autoescola está cada vez mais complicado.

    seu comentário sobre 3 aulas por dia, é FUNDAMENTAL, eu fazia 2 aulas.. e também me sentia um pouco cansado no final da segunda.

    Autoconfiança será ruim no dia que você já tiver sua habilitação, temos que ter medo sempre.
    Há um ditado que diz "só morre afogado quem sabe nadar"... fazendo menção que a autoconfiança sempre nos trai. Na primeira vez que eu caí de moto, eu estava me sentindo bem confiante.. porque eu já estava pilotando haviam 9 meses sem nenhum acidente.
    Depois da queda, acho que a confiança foi embora... e hoje estou mais esperto.

    Valew por compartilhar sua experiência até amigo, volte sim para postar os novidades.

    um forte abraço

    ResponderExcluir
  88. Fala robson dia 12 foi minha prova final fui reprovado devido ao nervosismo e falta de atenção vi uma faixa amarelha.toda apagada acheo q era o pare dai Parei dai coloquei p pé no chão dai vi que estava errado dai bateu desânimo mais terminei o percurso com erros pé no chão prancha e equilíbrio bora tentar de novo..

    ResponderExcluir
  89. é isso aí Luan, bora tentar de novo.
    Agora vc já tem a vantagem de conhecer o percurso e ver o nervosismo atrabalhando... o nervosismo é quem traz um monte de problema... vc vai conseguir, sinta-se confiante e boa parte dos nervos vão embora!

    Valew por compartilhar aqui novamente a experiência, seguimos te acompanhando e mandando boas vibrações.

    forte abraco!

    ResponderExcluir
  90. Valeu pelas dicas Robson, ajudou muito, e eu li tudo mesmo o texto sendo grande kkk, só mais uma ajudinha a todos

    I - Faltas Eliminatórias (4 pontos por falta)

    01 - INICIAR A PROVA SEM ESTAR COM O CAPACETE DEVIDAMENTE AJUSTADO À CABEÇA OU SEM VISEIRA OU ÓCULOS DE PROTEÇÃO
    02 - DESCUMPRIR O PERCURSO PREESTABELECIDO
    03 - ABALROAR UM OU MAIS CONES DE BALIZAMENTO
    04 - CAIR DO VEÍCULO, DURANTE A PROVA
    05 - NÃO MANTER O EQUILÍBRIO NA PRANCHA, SAINDO LATERALMENTE DA MESMA
    06 - AVANÇAR SOBRE O MEIO-FIO OU PARADA OBRIGATÓRIA
    07 - COLOCAR O(s) PÉ(s) NO CHÃO, COM O VEÍCULO EM MOVIMENTO
    08 - PROVOCAR ACIDENTE DURANTE A REALIZAÇÃO DO EXAME
    09 - COMETER QUALQUER OUTRA INFRAÇÃO DE TRÂNSITO DE NATUREZA GRAVÍSSIMA

    II - Faltas Graves (3 pontos por falta)

    01 - DEIXAR DE COLOCAR UM PÉ NO CHÃO E OUTRO NO FREIO AO PARAR O VEÍCULO.
    Quando o candidado:
    a) Colocar os dois pés no chão ao parar o veículo;
    b) Colocar somente o pé direito no chão ao parar o veículo;
    § 1° - O candidato deve colocar o pé esquerdo no chão e manter o pé direito no pedal do freio, quando da parada do veículo;
    § 2° - Não constitui falta, o fato do candidato tocar o pé esquerdo, no chão, mais de uma vez, quando da parada do veículo.

    02 - Invadir qualquer faixa durante o percurso
    03 - Fazer incorretamente a sinalização ou deixar de fazê-la
    04 - Fazer o percurso com o farol apagado
    05 - COMETER QUALQUER OUTRA INFRAÇÃO DE TRÂNSITO DE NATUREZA GRAVE

    III - Faltas Médias (2 pontos por falta)

    01 - UTILIZAR INCORRETAMENTE OS EQUIPAMENTOS. Demonstrar falta de conhecimento sobre o funcionamento dos elementos do painel e de acionamento do motor do veículo.
    02 -ENGRENAR OU UTILIZAR MARCHAS INADEQUADAS DURANTE O PERCURSO
    03 - NÃO RECOLHER O PEDAL DE PARTIDA OU O SUPORTE DO VEÍCULO ANTES DE INICIAR O PERCURSO
    04 -INTERROMPER O FUNCIONAMENTO DO MOTOR SEM JUSTA RAZÃO, APÓS O INÍCIO DA PROVA
    05 - CONDUZIR O VEÍCULO DURANTE O EXAME SEM SEGURAR O GUIDOM COM AMBAS AS MÃOS, SALVO EVENTUALMENTE PARA INDICAÇÃO DE MANOBRAS
    06 - COMETER QUALQUER OUTRA INFRAÇÃO DE TRÂNSITO DE NATUREZA MÉDIA

    IV - Faltas Leves (1 ponto por falta)

    01 - COLOCAR O MOTOR EM FUNCIONAMENTO, QUANDO JÁ ENGRENADO
    02 -CONDUZIR O VEÍCULO, PROVOCANDO MOVIMENTO IRREGULAR NO MESMO, SEM MOTIVO JUSTIFICADO
    03 - REGULAR OS ESPELHOS RETROVISORES DURANTE O PERCURSO DO EXAME
    04 - COMETER QUALQUER OUTRA INFRAÇÃO DE TRÂNSITO DE NATUREZA LEVE

    Créditos à www.cfclorena.com.br da onde eu peguei as informações

    ResponderExcluir
  91. Primeira visita nesse blog e estou amando todos os comentários, li tudo desde o início.
    Vou contar um pouco da minha experiência...
    Estou na oitava aula, estou fazendo duas aulas por dia a noite, nas 4 / 5 primeiras estava muito nervosa, mas gostando pois é uma experiência diferente, era uma novidade para mim que entrei na moto escola crua, na cara e na coragem, mesmo caindo na 5° aula tentando fazer cone, fique até o final tentando.. tentando e consegui fazer o bendito cone!!! Após a 5° aula estou ficando muito nervosa, pois parece que não estou aprendendo nada, minhas dúvidas continuam, não dou um passo a frente, continuo na mesma, estou conseguindo fazer os cones e o pranchão mas nas curvas estou inseguras, o 8 ainda nem comecei a treinar ainda não fiz nenhuma vez, estou ficando desmotivada as aulas estão passando muito rápidas, e não estou vendo resultados, estou ficando muito triste, tenho conversado com pessoas já habilitadas todas falam que é normal pois eu não tinha experiência nenhuma, mas la no local da aula eu vejo todos evoluindo , finalizando as etapas e progredindo, menos eu. Ahh não poderia esquecer essa observação, pois acho que 50% do meu mal desempenho é q o instrutor nos primeiros minutos me acompanha, da dicas e etc... Quando começo a errar ela parece que finge que não vê e tal .. estou muito triste!!!! Não pensei que seria tão difícil.

    Abraços,
    Ingryd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid, não deixa a peteca cair não!!!
      Se fosse fácil, não teria exame, rs..

      Essa é sua primeira experiência, é muito mais difícil do que todos os outros que já tem alguma experiência.
      Você já avançou bastante nas aulas, acho que já é hora de vc deixar de fazer apenas uma parte do percurso e fazer ele completo, para que vc mesmo reconheça onde vc é melhor e onde é mais carente, e nas partes mais carentes vc deve se dedicar mais.

      Vai por mim, até porque, voce fazendo completo... vc vai passar por partes em que vc vai muito bem, e isso vai elevar seu ego, ainda que depois vc vai passar por partes que vai te deixar desmotivada.. mas é isso que nos bem.. ALTOS E BAIXOS!!!

      Força amiga, você consegue.
      Cobre ajuda do instrutor... não deixa ela aí só no zapzap não... ela é paga por isso, rs..

      Um forte abraço. esperamos vc aqui novamente para dizer como está indo, como foi e talz

      Excluir
  92. Olá, obrigada pela iniciativa de postar sua experiência. Me ajudou bastante com as dicas. Eu me identifiquei com o que disse, quanto a falta de dicas do instrutor e também quando comentou sobre as dificuldades com o guidão ao fazer as curvas do oito. Passei por isso também, mas agora acredito que estou melhor, virando um pouco mais o corpo. Não tenho mais sentido ele bater no tanque, meu medo agora é que ele bata no chão rs

    Se caso você tiver mais dicas para passar na prancha, agradeço, estou muito ruim. o.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk, não deixa bater no chão não !!!!
      Na minha primeira queda, eu descobri que o chão é mais duro do que parece, kkkkkkk
      graças a Deus não foi nada grave.

      Bom, dica pra prancha tenho sim... e é a VELOCIDADE
      Se vc entrar na prancha muito devagar, vc vai balançar e sair dela.
      Se vc entrar na prancha muito rapido, vc vai derrapar na hora de parar (tem um sinal de pare no fim)

      Então na hora que vc está saindo da curva para ir para a prancha, ja saia acelerando um pouco... e aí vai ser natural, vc ja estará com força na prancha, nem será necessário acelerar estando nela... e quando tiver que aprar, é só acionar os freios e pronto!

      Tenta lá, e depois nos diga como foi.

      Um forte abraço!

      Excluir
  93. Olá!!! Voltando aqui para de dizer que ontem, meu treino e desempenho já melhorou 50%, conversei com meu instrutor antes de iniciar a aula, no treino de ontem ele foi participativo e incentivador... Parece que tomei uma injeção de ânimo.. Ah e ontem comecei a treinar o 8 estou com dificuldade em fazer dentro da pista e com guidão. Espero melhorar no próximo treino.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  94. é só isso, step by step, vc vai sempre melhorando!!!

    Sucesso!!!..

    ResponderExcluir
  95. simplesmente maravilhoso esse seu texto. me deu uma injeção de ânimo... porém não consigo me "equilibrar" na rampa, passo pelo 8, pelos cones, pelo labirinto, tudo bonitinho, mas quando chego na bendita rampa, ou passo somente a metade, ou nem consigo passar, o pior é que meu instrutor só diz para eu prestar atenção na rampa e acelerar quando estiver próximo dela. Ja fiz a primeira prova e de cara fiquei reprovada NA RAMPA. Me dê umas dicas, por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Amiga, rampa é um terror aqui em são paulo... todos tem medo, mas é super fácil!
      Eu acho que o segredo da rampa está na velocidade em que você vai chegar nela, então por exemplo:

      Aqui em são paulo, olha no mapa desse blog, tem uma curvinha.. então ao sair da curvinha já tem que sair acelerando... e aí é só parar de acelerar, que assim a moto vai passar na rampa numa velocidade boa... se vc deixar para chegar lento... vai tremer e a moto vai sair, então o segredo é esse, entrar na velocidade certa. =)

      Sucesso.

      Excluir
  96. ah! aqui na minha cidade (São Luis - MA), primeiro paramos, depois q passamos na rampa, na primeira volta, na segunda volta ela fica logo após a curva.

    Abç
    Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, isso mesmo, se vc para antes de chegar na rampa... então tem que já sair da parada com uma boa velocidade, não pode ir devagar... ou seja, voce vai acelerando até entrar na rampa, quando entra ... a moto já vai sozinha =)

      Excluir
  97. Qual a distância em que a moto tem que ficar na última faixa e de 30 ou 40 centímetros

    ResponderExcluir
  98. Qual distância em que a moto tem que ficar na última faixa e de30 ou 40 centímetros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Eliezer, eu não sei a distancia não amigo, e diga-se de passagem, acho que saber a distancia não ajuda em nada, pois na hora você não vai conseguir medir... então o melhor é você se focar em alguma coisa.

      Meu instrutor me deu uma diga, e eu vou repassar essa dica para voce, é o seguinte:

      Quando vc estiver aí na moto, vc vai parando e vai observando o seu painel, vc vai parando até que faixa esteja bem no painel... tipo meio a meio, essa é a distancia que ele me falou e funcionbem bem.

      espero que isso te ajude.

      um forte abraço e boa sorte ! =)

      Excluir
  99. Bom dia!!!
    Passando aqui apenas para comentar, que quando minhas aulas acabaram fiz mais 04 aulas e o simulado, minha prova foi dia 23/06 e deu tudo certo!!! Fui aprovada!!! Muito feliz..
    Obrigado e abraços.

    Ingryd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que ótima notícia Ingryd, muito obrigado por voltar e deixar o resultado aqui para o pessoal... isso é muito legal mesmo, estou certo que isso vai servir de incentivo para os demais amigos que estão sempre buscando mais informação.

      muito sucesso para você.
      abracos

      Excluir
  100. Robson dos Anjos dá mais dicas de moto para nós!

    ResponderExcluir
  101. kkkkkkkkkkkk, adoraria ter mais dicas Ju, mas não tenho conseguido dedicar tempo a escrever, buáaaaaa

    a parte boa, é que o pessoal tem passado aqui para deixar comentário, sugestões, dúvidas... e assim nessa troca de experiência, temos enriquecido essa postagem.

    Espero que essas aqui também tenham te ajudado =).

    ResponderExcluir
  102. Muito legal e verdade as suas afirmações. Os instrutores, sequer ensinam a postura correta. E isso, parece que não, mas afeta pra caramba no equilíbrio, como andar de pernas abertas por exemplo e ficar sentado longe do tanque com o tronco curvo. Assim fica difícil até visualizar se "queimou" a linha. Enriquece muito e os candidatos futuros motociclistas agradecem as dicas, incluindo os 2 pontos de penalidades que temos "direito", pois com 3 pontos está eliminado. Abraços

    ResponderExcluir
  103. É isso aí Renato Cunha, falou e disse!

    forte abraço!

    ResponderExcluir
  104. Tem aqui algumas sugestões sobre a habilitação de moto: http://auto.umcomo.com.br/articulo/como-tirar-habiltacao-de-moto-20679.html

    ResponderExcluir
  105. Bacana esse link hein!!! Obrigado por compartilhar com os amigos.

    ResponderExcluir
  106. Parabéns, Robson! Ótimo post, muito informativo e bem detalhado, não achei ninguém falando tão bem sobre o assunto. Realmente acalma os nervos de quem vai passar por isso, rs

    Amanhã começo minha primeira aula, estou fazendo adição da categoria A. Eu já dirijo carro a 10 anos, acha que isso facilita de alguma forma em aprender moto?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo feedback Markus Machado.
      Eu acho que essa sua experiencia de ja ter sua CNH te ajuda sim, porque vc já sabe que os professores nao estão nem aí para vc, já sabe que algumas auto escolas só enrolam, etc.. mas na prática, na minha opinião, sua experiencia de anos dirigindo carro vai te ajudar no dia a dia da rua, pois vc já conhece o que os motoristas fazem de ruim... e com isso vc pode prever movimentos deles e com isso não se meter em acidentes. FELIZES SÃO OS MOTOCICLISTAS QUE JÁ FORAM MOTORISTAS. Por vc ja ter sua CNH, vc vai ser mais tranquilo, e com isso eu acho que vai ter mais facilidade para tirar sua carta, pois na hora da prova o nervosismo atrapalha muito.
      é isso amigo, sucesso e forte abraço!

      Excluir
  107. Li seu post em fevereiro, me empolguei e hoje já estou com minha carta de moto. Todas as dicas foram uteis!! Nunca dirigi moto e achei super fácil o percurso (curvas, cones, o 8), menos a rampa. Infelizemente não passei na primeira, apenas na 2ª tentativa. A prova é a consequencia das aulas, se estiver bem nas aulas a prova será também. Não estava indo bem na rampa, devia ter treinado mais... Mas valeu!! agora só falta eu comprar a moto uuhhuuuu

    ResponderExcluir
  108. AEEEEEEEEEEEEEEE, muito bem KAREN, PARABÉNS!!!!

    Obrigado por deixar seu feedback.

    Sucesso hein, te cuida, compra sim.
    Quando eu comprei minha primeira, eu peguei uma usada e com mais baixa cilindrada possível, uma FAN 125, ela é uma ótima moto! Manutenção fácil, é leve, economica, tudo de bom, e tem mais, todo mundo sempre cai, se vc cair com uma moto barata e ja usada, vc naõ vai ficar triste..

    Quando eu digo cair, digo cair de besteira... e não estar correndo que nem um odeio e bater ou ser derrubado, os novatos sempre caem com besteira, espero que vc nao caia, nem ninguém claro.

    Eu cai, e descobri que o chão é bem mais duro do que eu pensava.

    Depois disso, quase um ano depois, ganhei mais confiança, e aí troquei de moto para uma melhorzinha.

    Se vc precisa de dica para primeira moto, essa é a minha =).

    Obrigado pela visita e novamente pelo feedback.

    ResponderExcluir
  109. Nossa estou muito preocupada pois comecei fazer as aulas uma seguida da outra pois vou começar a trabalhar e por ser em outra cidade vai ficar difícil fazer depois, mas estou com muita dificuldade fico torta na moto e na hora das curvas eu viro o corpo e não os braços não sei o que acontece que eu travo, aí comprei uma bicicleta pra treinar e vai super bem, mas chego na moto contínuo com as mesmas dificuldades e detalhe nas aulas o instrutor fica batendo papo com os outros instrutores.O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Karina, difícil dizer o que você tem que fazer =(.
      Eu começaria pedindo mais atenção do instrutor, ele é pago para estar te ajudando e não batendo papo. Se você conversar com ele, e isso não funcionar, vá na auto escola e peça para trocar seu instrutor.
      No pior dos casos, peça para algum amigo ir com você e fazer um vídeo de vc se esforçando, enquanto seu instrutor está matando tempo, e mostre para o dono da auto escola, compartilhe no facebook, whatsapp, etc.
      Também peça para um amigo seu, ir com você, e subir na garupa da moto, ou ficar te dando instruções, com toda certeza do mundo, seu instrutor vai odiar isso, e vai mudar a postura dele!!!

      Por outro lado, por mais que vc tenha comprado um bicicleta, eu acho que ela só vai te ajudar no quesito equilíbrio, porque de resto, ela pouco ajuda na moto.

      Seu problema com as curvas está atrelado a sua insegurança, na medida que vc se sentir segura na moto, vc vai conseguir controlar melhor e assim andar com menos velocidade.
      Faça esse exercício aí na bicicleta, tente andar bem devagar, mas bem devegar mesmo, vc vai ver que mesmo de bicicleta, andar devagar é muito difícil! Com a moto não seria diferente... mas na medida que vc entender, qual é a mínima velocidade que a moto permite, vc vai andar nela e aí vai fazer as curvinhas bem mais facilmente.

      Espero que isso te ajude =)

      Excluir
  110. olá amigo, o circuito do rio de janeiro começa se fazer a prova executando a manobra dos cones, é correto ao sair com moto ficar segurando a embreagem ate passar a segunda marcha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá amigo, a embreagem deve ser utilizada para auxiliar a troca de marcha, mas é um vício nosso controlar a aceleração da moto usando a embreagem o que é errado e os fiscais podem ver e tirar pontos... então respondendo sua pergunta eu acho que não é correto não, vc deve passar a marcha e ir soltando a embreagem aos poucos e depois de totalmente solta, não deixar os dedos sobre ela não, pois o fiscal pode pensar que vc ainda está segurando. um abraço e boa sorte!

      Excluir
  111. Quantas aulas você fazia por semana ? Eu comecei essa semana e é só uma vez por semana, fiquei triste , pois desse jeito vai demorar eu fazer a prova ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo eu não lembro quantas eu fazia... mas fiz yo máximo possível para acabar rápido... lembro que cada Vez que eu ia, eu fazia duas aulas.. mas não lembro se eu ia 1 ou duas vezes por semana... vai lá na auto escola.. e tenta mudar isso.. diz que vc está pagando, não está pedido do favor e peça para realizar mais aulas. mais que 2 aulas em seguida é ruim.

      Excluir
  112. Ah, eu queria uma dica pra ter mais segurança na rampa, deixei morrer na hora de sair da rampa... Estou angustiada... Não me conforme, na entrada da última curva antes da rampa w é bem fechada eu tive movimento irregular e fiquei nervosa aí chegando na rampa deixei morrer... Me da dica pra arrancar na rampa sem dxar morrer... Help....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o segredo da rampa está na aceleração que você faz antes de entrar nela, se vc consegue fazer isso antes de entrar, pronto!!! daí vc para e segue a vida, porém vc disse que deixou a moto morrer quando parou, e deixar a moto morrer é sinal de nervosismo.. vc tem que ficar calma, só isso, tenho certeza que na próxima vc passa.

      sucesso amiga.

      Excluir
  113. oi Robson... sou do estado do rio de janeiro...estou no processo da carteira de moto...mas fui reprovada duas vezes... não consigo fazer o cone na hora da prova... por favor me dá umas dicas de como me acalmar e fazer o certo na prova... estou arrasada por não conseguir passar... obrigada Eri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eri, se vc reprovou nos cones, provavelmente é pq vc encostou em algum deles. Se vc fez isso por estar nervosa, talvez seja pq vc ainda não se sente preparada... pq os cones são a parte mais fácil do percurso.. (tem que ter equilíbrio andando devagar) então vc só precisa conseguir vencer o nervosismo. Para vencer seria legal vc praticar mais um pouco, seja com uma moto sua ou de algum amigo , ou da auto escola (as vezes eles oferecem uma ou duas aulas adicionais ou vc pode pagar)... o importante é praticar, mas praticar com cones!!!!(ou garrafas pet) pq se vc ler os outros comentários vai notar que muita auto escola nem coloca cones na hora das aulas... :(

      acho que é isso amiga, treinando mais, vc ganhará mais experiência e vai ficar mais confiante.. daí já era. lembre que os cones é a parte mais fácil, se vc consegue fazer todo o resto é pq vc está muito próximo de conseguir.

      sucesso!!!!

      Excluir
  114. Odiei a minha foto da permissão para dirigir o veiculo da auto escola,posso trocar ela?Como posso fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que você só poderá trocar quando for pegar a definitiva, ou então só depois quando for renovar em alguns

      essa pergunta foi engraçada, obrigado por compartilhar!

      não se preocupa com isso não... mas se for assim tão importante, na proxima vez capricha na maquiagem, roupa e corte de cabelo...

      Excluir
  115. Fiz 10 aulas de moto e ainda tenho muita dificuldade em equilíbrio ,tem alguma dica para facilitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. equilíbrio não tem jeito, é prática... quanto mais você praticar, melhor vai ficar, não sei outro jeito não.

      o equilíbrio é muito importante, quando vc estiver no corredor, principalmente em velocidade baixa, vai lembrar disso.

      cuidado, procure treinar para melhorar.

      Excluir
  116. Não só li tudo, exatamente TUDO, como gostei muito de suas dicas. Muito obrigada! É uma atitude altruísta a sua, a judar a outras pessoas com o que aprendeu. Parabéns!

    ResponderExcluir
  117. Não só li tudo, exatamente TUDO, como gostei muito de suas dicas. Muito obrigada! É uma atitude altruísta a sua, a judar a outras pessoas com o que aprendeu. Parabéns!

    ResponderExcluir
  118. A embreagem tem alguma regra referente a ela ou posso ultiliza la normalmente durante o percurso da prova ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, veja a foto da impressão de descontos de pontos.

      ainda não tenha escrito sobre andar com a embreagem puxada o tempo todo... tem varios topicos que podem ser utilizados para desconto.
      Eu digo andar com ela puxada o tempo todo, porque é um vício tanto de motoristas como pilotos de moto.
      A embreagem tem que ser usada apenas para trocar de marcha.. mas sabemos que usamos ela para outras coisas, como manter aceleração e assim ajudar no equilibrio e talz... então acho que é isso, tem que usar direitinho... evitando ficar com a mão na embreagem o tempo todo.

      "engrenar ou utilizar marchas inadequadas"... retira 2 pontos seu
      "colocar o motor em funcionamento quando já engrenado" ... retira 1 ponto seu

      Acho que é isso, é só ficar esperto.

      abraco e boa sorte.

      Excluir
  119. Ao chegar no pare do oito já entrei em estado de pânico e a única coisa que penso é terminar logo e sair dessa emoção terrível. Na motoescola faço certo mas na pista de moto o ambiente detona meu controle. Fui reprovado 3x. Você acha que preciso de mais aulas, fiz 50, ou de ir para uma motoescola que tem tratamento para pânico. Estou em Belo Horizonte, nunca dirigi carro ou moto. Mas comprei uma Titan 160 em novembro e a moto está com 5km e parada em casa. Nenhum instrutor da motoescola aceitou dinheiro para dirigir a moto até uma rua parada do meu bairro e lá me acompanhar eu pilotando. Comprei a moto para ajudar a aprender pilotar mas acabou não servindo pra nada, já nem liga pois bateria sumiu. Obrigado. Ah, gostei do seu blog, parabéns. Abraços. Ronaldo.

    ResponderExcluir
  120. Fala Ronaldo, bom dia!

    Reprovar é normal, principalmente quando se fica nervoso.
    Tem gente que tem mais facilidade na hora da prova, e tem gente que tem menos, isso é muito normal.

    Infelizmente os instrutores não fazem isso, porque eles podem perder seus empregos.

    Eu também comprei minha moto antes de realizar meu curso, para justamente me acostumar, porque eu sei que fico muito nervoso na hora das provas, eu até fico suando nas axilas!!!

    Para não me expor, e nem expor outras pessoas ao perigo, minha estrategia era acordar bem cedinho nos finais de semana e feriados, e aí eu pegava minha moto e ia para rua, andar nos quarteirões próximos a minha casa.
    Eu sempre andava bem devagar, porque além do medo, sei que dirigir devagar é muito mais dif´cil que dirigir rapido!
    Sei , e sempre que soube que isso não é certo, mas sei que funciona bem, pense nisso, e tente fazer isso também.... na medida que você vai andando, vc vai ganhando confiança, e aí no dia do exame isso vai contar muuuuito.

    Se a moto não liga porque vc nao tem usado, vai ser fácil arrumar isso, você pode tentar dar um tranco (no youtube tem vários vídeos ensinando, é muito fácil!), ou você pode pedir para algum maigo que tenha carro ou moto, fazer uma carga (chupeta) só para ligar.. é coisa rápida, e na medida que vc vai andando/treiandno, a sua bateria vai se carregar.

    Há também a possibilidade de você procurar essas escolas que dizem "MEDO DE DIRIGIR"... lá vc paga por aulas... e isso vai te ajudar na prática.

    Boa sorte Ronaldo, não desanime, e nem caia na tentação de "comprar a carteira".

    ResponderExcluir
  121. Boa tarde! Eu li seu blog e gostei muito, pois tem muitas digas importantes que não nos informam, em especial o que elimina e as penalidades, eu aprendi a andar de moto com meu marido que e super paciente... mas aprendi somente o básico, liga a moto andar, passa machas, é sair de ladeiras... sempre com ele na garupa me dando as instruções, agora resolvi tira habilitação, meu marido tinha pedido para eu informa na auto escola que eu nunca tinha andado de moto assim fiz, no primeiro dia de aula meu instruto falou para mim como liga a moto falou onde fica o acelerador e embreagem, ficou ao meu lado por alguns minutos e pediu para eu fica treinando equilíbrio no 2 dia de aula ele pediu para fazer o labirinto mas aquele que fica ao lado do percurso da prova no Ibirapuera e no final da aula fiquei fazendo o percurso da prova. o instrutor da auto escola que estou tentando tira habilitação e péssimo, ele nunca me falou de nenhuma penalidade me acompanhou somente no primeiro dia de aula, eu chegou para fazer a aula a moto já esta ligada o mesmo pedi só para eu colocar o capacete e não fala mais nada, hoje foi minha ultima aula, minha prova esta marcada para dia 29/02 hoje ele pediu o tal quebra 1,000,00 falando que eu não vou passa e vou pede tudo, peguntei p ele onde estou errado porque modesta a parti eu acho que estou muito bem comparado a varias pessoas que vejo fazendo o percurso. também questionei pq ele não me falou antes onde estou errado... ele falou q não tenho equilíbrio. Porem eu acho que estou fazendo bem o percurso pois eu li seu blog e decorei todas as falta,tento não comente nenhuma, fiz todas as aulas de viseira fechada só p não cometer nenhum erro,também tento não me deixar leva pela auto confiança e cada volta q fiz, fiquei muito focada falando comigo mesmo, não queimei linha, agora faca curva aberta, stop... eu lembro que eu cometi alguns erros de deixa a moto morre passa em cima da faixa até a segunda aula, apatir da terceira eu me policie bastante para não cometer erros. Estou decidida a fazer minha prova sem paga quebra algum, eu estou pensando em ir no domingo fazer treino como eu vi nos comentários que e possível(eu não sabia) porem meu receio e se treina na minha moto (do meu marido) vai me ajuda ou não, porque minha moto e uma CG125/2010 e moto da auto escola e uma CG150 nova muito boa não morre nunca, faco praticamente todo o percurso sem acelera.

    ResponderExcluir