13:48:00
0

Esse mês, passei novamente por uma situação que me fez postar aqui mais um tema Off-Topic, para que nosso amigo Google possa oferecer esse conteúdo a outros internautas, que assim como eu, quando foi pesquisar, encontrou pouquíssimo conteúdo bom.

Hoje em dia, o tema renovar passaporte é praticamente inexistente!
Não é mais como antigamente. Hoje renovar passaporte, significa cancelar o atual que já venceu, e solicitar um passaporte novo.

O processo para tirar um passaporte novo, ou renovar seu passaporte, é o mesmo, e está bem simplificado.

Esse é o link para o site oficial da Policia Federal
http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte
Nesse site, você consegue ver o passo a passo contendo os processos e a lista completa de documentos necessários.

Agora, vou eu fazer, meu resumo.

Há 2 maneiras para tirar seu passaporte.

A primeira delas, é se você tiver muita urgência, e tudo se resolve em menos de 2 semanas, porém você terá que ir até a Policia Federal lá na Lapa(se você é de São Paulo), com documentos que comprovem a razão de sua urgência, e então eles vão te cobrar uma taxa extra, além de emitir um passaporte que tem duração de apenas 1 ano.

A segunda maneira, é a normal, e essa é que irei descrever. Tirar um passaporte nas vias normais, vai demorar cerca de 1 mês. Boa parte do tempo que você vai perder, é para conseguir agendar sua visita a um Shopping próximo de sua casa(no meu caso, demorou 3 semanas) para ir no Shopping Eldorado, onde a Policia Federal atende no primeiro andar sub-solo. Após você ser atendido, vai demorar menos de 1 semana para seu passaporte estar pronto, e deve ser retirado pela própria pessoa, munida de documento pessoal com foto e o protocolo para retirada na data agendada, ou em até 90 dias, pois passado esse prazo, se não retirado, ele será cancelado.

A documentação necessária também é bem simples:

  • RG, ou CNH em bom estado e com foto atualizada.
  • Reservista Militar, no caso dos homens
  • Titulo de Eleitor
  • Comprovantes de que você votou na ultima eleição, inclusive do segundo turno.. se houve.
    • Aqui fiquem espertos, pois muitos assim como eu, não guardam devidamente esses comprovantes, então você pode ir até seu Cartório Eleitoral, e pedir uma certidão de quitação. O atendimento deles é bom, e é rápido, mas fique esperto, porque eles só atendem depois do meio-dia. Aproveite até para já deixar sua digital cadastrada, caso ainda não tenha feito, ainda que sua cidade não tenha sido chamada, você já poderá fazer essa atualização.
  • Comprovante de que já pagou a GRU(que é o boleto que você tem que pagar). Você pode pagar pela internet sem problemas, e depois de pagar, imprima o comprovante que o site do seu banco disponibiliza, pois eles vão solicitar lá na hora.
  • Leve também seu passaporte antigo, isso é obrigatório também.
  • Comprovante de agendamento, esse documento não é requirido pelo site, mas como sabemos que os sistemas do Governo vivem tendo problemas, eu sugiro que você leve seu agendamento impresso, pois assim se no dia houver algum problema, você usa esse documento para mostrar seu lugar na fila, até porque não há fila, eles chamam por nome de acordo ao horário. O atendimento é realmente bom e bem pontual, ainda que eles tenham cara de bravos.


Agora, vou descrever o processo completo para tirar seu passaporte.

  1. Entre no site da Policia Federal, e clique o link de solicitação da Emissão do Passaporte
    1. Isso vai abrir um formulário, para que você insira toda sua informação, que está presente nos documentos citados acima.
    2. Ainda nesse formulário, nos últimos passos, o sita da Policia Federal vai te permitir emitir o boleto e escolher seu local para ir emitir seu Passaporte, onde ele vai te mostrar um calendário o dia em azul, será o dia disponível. Se o site não mostrar link em dia nenhum, é sinal que aquele local que você escolheu ainda não tem agenda livre, então escolha outro local e boa sorte.
  2. Não é necessário levar foto, nem xerox de documento nenhum. Lá na hora, eles irão digitalizar toda sua documentação e tirar uma foto nova, então vá bem bonitinho para ficar bem na foto.
  3. Depois de atendido, eles irão te emitir um protocolo para que você retire seu passaporte em menos de 1 semana.
Perceba que eu fui bem detalhista, usei outra nomenclatura aos itens, para deixar o processo bastante fácil de se entender, já que o site deles não é assim tão fácil. Mas não esqueça, que eu sou apenas um blogueiro com vontade de ajudar, consulte sempre o site oficial da Policia Federal, para não perder tempo. Note também que eu postei essas notas, em 29.09.2013, dependendo da data em que você está lendo, o processo pode ter mudado, então consulte também o site Oficial da Policia Federal, e o endereço é esse http://www.dpf.gov.br/. Entre e click em Requerer Passaporte

É isso aí galera, boa sorte e boa viagem! Eu tive que renovar meu passaporte, pois em breve tenho que fazer uma viagem profissional a Porto Rico.
Ahhhhhhhhhh, outra coisa, se sua viagem é para um país que está no Mercosul, não é necessário o Passaporte, basta você ter uma RG em perfeito estado cuja data de emissão é inferior à 10 anos, caso contrário, você não consegue nem fazer o Check-in, pois não é aceito CNH ou outros documentos, serve apenas o RG ou o Passaporte.

Espero que esse conteúdo seja útil.


Fontes:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário