12:48:00
0

Você já percebeu como somos dependentes da vida útil da bateria de nossos aparelhos?
Sejam eles um laptop, um smartphone ou uma câmera.
Muitas marcas tem usado isso como diferencial competitivo, os laptops da apple por exemplo prometem 7 horas ou mais por dia o que é incrivelmente pouco, porém surpreendentemente muito se comparado a outras marcas.

A tecnologia das baterias tem mudado com o passar dos anos, e atuais não são mais como as velhas viciadas que exigiam ser carregadas até o máximo e depois descarregadas até o máximo para durarem mais, as atuais apenas duram algumas horas por dia, durante 1 ou ano ou 2, e após isso, perdem sua utilidade e nosso laptop que nos dava mobilidade passa a ter que ficar plugado o dia todo.
Será isso a tal da *obsolescência programada?
*obsolescência programada, teoria que diz que alguns dispositivos são criados para durar apenas por um curto tempo, e assim obrigar o consumidor a comprar um novo.

Solução para esse problema ainda não encontrei, encontrei apenas um meio de aproveitá-la melhor, enquanto dure esse amor!


Durar 1 ano, 2, 3 ou 4 anos depende mais do seu fornecedor do que de você e seus hábitos.
A melhor maneira de você fazer sua bateria durar mais é sabendo como ela funciona, então para nós que somos mortais  e não engenheiros eletrônicos, vamos a definição básica:

Qualquer coisa ligada(placas, dispositivos, programas abertos, etc) no seu aparelho vai consumir energia, pronto!

Agora que já sabemos disso, vamos usar com mais consciência cada recurso de nossa bateria, e para isso aí vai um checklist básico a se pensar quando seu aparelho estiver funcionando apenas com a bateria:

Desative a função “Salvar Automaticamente”, enquanto se você estiver usando bateria, ou caso contrario cada vez que seu aplicativo salvar seu arquivo (que muitas vezes não requer ser salvo), ele vai consumir recurso de sua bateria.
Tente ser mono-tarefa. No nosso dia a dia, trabalhamos com varios aplicativos abertos, porém alguns deles iremos acessar apenas após alguns minutos ou horas, e nós simplesmente os deixamos abertos pois é mais rápido acessá-los assim do que mandar abrir, porém não esqueça que ele aberto mesmo sem uso, está consumindo recursos de sua bateria.
Rede-Wifi desligue se você não estiver usando ou se houver uma conexão via cabo disponível, pois o Wifi é um dos componentes que mais requer esforço de sua bateria.
Reduza o brilho de seu monitor
Retire dispositivos USB, pois mesmo sem uso eles também estão constantemente esperando ser usados.
Faça desfragamentação do seu HD com maior regularidade, pois toda vez que seus dados são consultados ou gravados, seu HD tem que encontrar seu espaço, se ele estiver desfragmentado ele fará isso muito mais rapidamente
Adiciona memória RAM, quando mais memória RAM você tiver disponível, menos seus Sistema Operacional irá seu HD e com isso poupar esforço de processamento
Não execute leitura de DVD ou CD, pois eles consomem muito processamento
Evite ver vídeos ou efeitos como flash, pois os navegadores utilizam muitos recursos da CPU para processá-los. O Google Chrome uma nova versão(23), e essa versão segundo testes realizados pela uol, deu 25% a mais de autonomia para bateria, pois essa versão usa recursos dedicados da placa de vídeo para processar o necessário, e não da CPU como de costume.
Desative aquelas opções de background... como verificação de novos emails, postagens em redes sociais, se você quiser verificar, faça isso manualmente.
Baterias que super aquecem duram menos também, então cuidado para não deixar seu dispositivo sobre suas pernas, cama, sofá, etc... mantenha-a sempre bem refrigerada.
Quanto menos você usá-la, mais ele vai durar! É um mito de que quando ela estiver cheia você deve desconectar o cabo de energia, as baterias atuai são de lithium-ion, e quanto carregadas elas deixam de receber carga, diferentemente as antigas. As baterias modernas não precisam ser completamente descarregadas, isso na realidade reduz sua vida útil ao longo do tempo.

Eu tive alguns laptops, e para cada um deles eu tive experiências diferentes... e o resultado foi o mesmo..
No primeiro laptop eu carregava full, e deixava descarregar. Resultado foi bateria por apenas 1 ano.
No segundo eu o mantinha no carregador por todo o tempo, e só o retirava quando eu precisava de mobilidade, resultado bateria por por apenas 1 ano.
Agora no terceiro, estou tentando melhorar meus hábitos com essas atividades aqui listadas, o resultado tem sido bem agradável e ela está durando pelo menos durante o dia muito mais que as anteriores, e tenho a esperança que ela dure pelo menos 2 ou 3 anos. Eu mantenho meu laptop no carregador por todo tempo, só o desconecto quando realmente necessário e sempre que o faço, tento seguir todos os passos descritos acima.

E você, qual sua experiência com baterias? Será mesmo que os fabricantes já fazem baterias sabendo que só vão durar 1 ano ou no máximo 2? Para ajudar, eles poderiam ao menos deixar preços mais agradáveis para novas baterias ou ter programas de troca com troco, para o bem de nossos bolsos e do meio ambiente.




Leia mais postagens sobre: 


Dicas




Fontes:
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário