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Li recentemente um artigo no site da Forbes sobre gestão de equipes remotas, e resolvi compartilha, porque é disso que vivo há anos e achei a abordagem bem coerente.

Enquanto as grandes empresas seguem crescendo globalmente, trabalhar remotamente é mais do que uma realidade, é uma necessidade!

Seus colegas de trabalho de mesmo nível, ou a serem treinados por você, seus gerentes ou até mesmo seus clientes estão cada vez mais distantes, as vezes até em fuso horário diferente. Conhecer boas práticas para gestão de equipes remotas, pode te ajudar e muito no seu dia a dia.

Confira a lista com 10 dicas de como gerenciar equipes remotas:

Esteja disponível
Trabalhar virtualmente pode trazer algum isolamento, mas não permita que sua equipe sinta o mesmo. Mantenha contato regular com cada membro da equipe,  tanto para os assuntos profissionais do dia a dia, como para assuntos sociais que geralmente surgem em conversas presenciais.

Organize reuniões individuais e em grupo
Utilize recursos de TI como Skype, Redes Sociais e outras ferramentas para viabilizar reuniões individuais ou em grupo, e tente realizar também reuniões presenciais pelo menos uma ou duas vezes ao ano, ainda que a empresa esteja cortando custos, pois esses contatos pessoais ajudam a construir melhores relacionamentos interpessoais

Encoraje conversas informais
Nós humanos somos seres sociais, and tendemos a esperar o pior do outro, caso não saibamos o que pensar deles. Para ajudar a criar bons relacionamento entre a equipe, encoraja que assuntos informais façam parte do dialogo do dia a dia.

Reveze
Para quebrar barreiras entre os diferentes membros da equipe, tente fazer com que ao menos um deles passe um tempo com outro, em seu local de trabalho, ao invés de manter a todos trabalhando sempre separadamente.

Seja criativo
Por exemplo, crie um ritual de premiação para equipe quando alcançam metas específicas, por exemplo: Envie presentes singelos a cada um deles, e tente fazer com que todos abram seus presentes ao mesmo tempo durante uma vídeo chamada.

Cuidado com o fuso horário
Por vezes, há diferentes fusos entres os membros do time. Faça revezamento nos seus horários e nos horários das reuniões, para que os mesmos membros não sejam toda vez prejudicados tento que trabalhar em seu horário de almoço, ou terminando sua jornada muito depois de seu horário habitual. Além desse fato do entrosamento nos horários de reuniões, é importante também o contato dos membros entre sí no dia a dia, sem esse tipo de flexibilidade, há o risco de alguns membros ficarem isolados por muito tempo sem contato com os outros.

Introduza o respeito cultural em todos
Cuidar da cultura de todos os membros de maneira virtual, é tão importante como em uma reunião presencial. É crucial conhecer a cultura de todos, e criar sessões de trabalho que visam apresentar a cultura de todos os membros da equipe, para que barreiras não sejam criadas. No meu dia a dia, isso foi muito importante para trabalhar bem com o pessoal da Argentina que tem um tom imperativo natural, e tenho que entender isso como algo natural e não algo grosso ou arrogante.

Invista na socialização
Se você herdou equipes que já trabalhavam juntas, haverá uma barreira natural a ser quebrada, pois esse tipo de time é que mais reluta em compartilhar informação, ainda mais quanto a interação é remota. Se os resultados de sua socialização não tiver o efeito necessário, passe a contratar novos colaboradores em diferentes partes do mundo a fim de substituí-los com o passar do tempo.

Procure por pessoas com experiência em trabalho remoto
Se você está recrutando pessoas para trabalhar remotamente, procure preferencialmente por aqueles que já tiveram esse tipo de experiência, pois eles conhecem bem os tipos de barreiras que naturalmente são apresentadas nesse modelo de trabalho.

Gerencie bem a expectativa dos membros da equipe
Membros da equipe devem provavelmente estarão esperando por oportunidades de viajar para conhecer o escritório principal da empresa. O que motiva seu time? O que ocorre se eles alcançarem as metas? É necessário que você gerencie bem essas e outras expectativas, alinhando-as não apenas com os membros da equipe, mas também em contato com o RH e sua gestão superior.


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