12:50:00
4

Hoje em dia, eu costumo ver muitos amigos e colegas de trabalho movendo-se de uma empresa a outra muito frequentemente. Alguns, chegam a estar em 5 empresas diferentes durante um período de apenas 3 anos, e eu, em 10 de agosto, completei 10 anos na mesma empresa!

No dia em que eu completei 10 anos, comecei a me questionar  se  ficar um longo período na mesma empresa é bom ou não, até porque quando digo que já estou há 10 anos, algumas pessoas demonstram certo espanto.

Penso eu que, julgar se um livro é bom ou não pela quantidade de páginas é um absurdo!
Gosto de pensar que devemos trabalhar por duas coisas, Dinheiro e/ou Conhecimento:
Se a atividade que estou desenvolvendo consegue me dar o dinheiro que busco, estou bem empregado.
Se a atividade que estou desenvolvendo consegue me dar conhecimento que agrega valor a meu CV, estou bem empregado.

Um dos dois valores, sempre levará ao outro.
Mais conhecimento te dará oportunidade de um melhor salário. Um bom salário, se não te agregar muito conhecimento porque você já é master blaster expert no que faz, te possibilitará oportunidade de buscar capacitações que sim te darão conhecimento e assim o ciclo vicioso seguirá.

Pensei em listar nessa postagem, 10 razões que me mais do que justificam cada ano em que aqui estou, e espero com o passar do tempo conseguir encontrar cada vez mais razões.
  1. Senioridade, a partir do momento que fico na mesma empresa por um longo período, tenho a chance de desenvolver minha senioridade nos diferentes cargos que ocupo do início ao fim, sem cortar fases que geralmente são cortadas quando nos movemos de uma empresa a outra;
  2. Oportunidades de liderança, com a senioridade as oportunidades de liderança e gestão automaticamente surgem,  por já estar a mais tempo na empresa, você consegue criar empatia mais facilmente e gerir seus esforços mais por persuasão do que com a autoridade do cargo como ocorre quando nos movemos de uma empresa a outra;
  3. Estabilidade, ao estar constantemente trocando de empresa, é necessário estar constantemente se preocupando onde estará no ano seguinte, e isso dificulta muito a construção de planos de largo prazo;
  4. Planos de previdência, pensar na aposentadoria nunca é cedo e nunca é tarde. A partir do momento que tenho certa estabilidade, elaborar planos nesse sentido torna-se mais fácil, assim como planejar também o futuro dos meus filhos.
  5. O ambiente, passo no mínimo 9 horas do dia com meus colegas de trabalho, talvez seja mais tempo com eles do que com a minha família. Com sorte, perco cerca de 3 a 4 horas no transito, e me resta apenas 11 horas para ficar com a família, estudar e dormir. Logo ter um ótimo ambiente de trabalho é fator mais que suficiente para ser valorizado.
  6. Auto Crescimento, a partir do momento que desenvolvo um bom relacionamento com os que estão a meu redor, crio uma relação de confiança com diferentes pessoas de diferentes posições que me retroalimentam com o passar dos anos. Por ser um profissional que consigo valorizar críticas, posso trabalhar em fortalecer cada área débil e/ou tornar minhas fortalezas ainda mais sólidas.
  7. Confiança, a partir do momento que consegui ficar por tanto tempo na mesma empresa é porque no mínimo consegui fazer um monte de coisas corretamente, caso contrário ninguem o suportaria por tanto tempo!
  8. Perseverança, é muito fácil terminar um conflito ou projeto desafiador, simplesmente deixando a empresa para começar novamente em outro lugar. Mas o verdadeiro valor vem da perseverança de resolver conflitos, reparar os danos, e tomar o controle da situação dando a volta por cima. Esse talvez seja o ponto mais complicado, pois se o ambiente em que você está inserido possui uma cultura tóxica, realmente não vale a pena insistir e a decisão mais sábia seria tentar começar de novo.
  9. Lealdade, eu fui criado com a educação do dar e do receber. A Softtek, empresa em que estou há 10 anos esteve presente na fase mais difícil, assim como na fase mais bela de minha vida. Devo a ela minhas virtudes e meus defeitos profissionais.
  10. Fazer parte da história e vislumbrar o futuro. Fazer parte de algo, vivenciar os momentos bons e superar os difíceis é muito gratificante, além de ser motivador. Os reconhecimentos veem, assim como a perspectiva de um novo ano promissor. As tecnologias mudando, o mercado mudando, a cultura se adaptando a nova realidade, e você alí, fazendo parte.

Na minha opinião, ficar muito tempo em uma só empresa só é ruim, se você ficar estagnado em sua zona de conforto, e disso não posso reclamar.




Tenho perfil de um Gerente de Projetos Generalista.
Encaro a diversidade das mais variadas tecnologias, desde as obsoletas até as atuais.
Mantenho o SLA de suporte de acordo aos níveis acordados.
Falo Inglês e Espanhol fluentemente.
Sou Graduado em Sistemas pela UNIB, pós graduado em BI pela FASP, especializado em BI pela FGV, e SAP BI 7.0 Certificado.
Gerencio projetos de Sistemas com equipes locais seguindo as boas práticas do PMBOK, e equipes remotas ainda que não haja literatura especialidade no Brasil.
Os sistemas gerados com minha colaboração direta estão presentes em todas as áreas da empresa e não apenas uma ou duas.
Tenho tido a oportunidade de trabalhar Home Office(sonho de muitos) desde maio de 2012 fortalecendo ainda mais minha capacidade de gestão a distância. Se você acha que é moleza trabalhar a distância prove sua capacidade fazendo o exercício de se auto capacitar estudando em casa. Não encare isso como ler um livro, após se capacitar, certifique-se do resultado tentando obter uma certificado no tema em que estou. Se não conseguir, é porque não  tem a capacidade de trabalhar sozinho e precisará treiná-la. Acredite, não é fácil!




De uma maneira geral, cada ano que passa me retroalimenta.

Sou um cara paciente, perseverante e sei onde quero chegar.
Sou um caso raro, sei disso, assim como me orgulho disso.

Obrigado Softtek por esses 10 anos.


4 comentários:

  1. Show de bola garoto, você merece e com certeza está no caminho certo e indo cada vez mais longe.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa estou prestes a completar 10 anos de empresa,esse texto realmente confirma que vale a pena permanece por mais uns 10 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal que a postagem te ajudou em sua auto reflexão!
      Eu aqui estou até hoje, e agora já são 13 anos!

      Muito obrigado por registrar seu comentário!

      Excluir