03:30:00
0

Masoquismo Generoso


Por que o Home Office não vingou ainda em grandes cidades com rapidez, em especial as milionárias como as Brasileiras? Até mesmo em negócios que produzem tecnologia da informação e serviços relacionados?

Porque do ponto de vista do autor do livro "Trabalho Portátil" de Marina Sell Brik e André Brik "a empresa é um sistema antropológico que não fornece apenas trabalho e salário, mas fornece, aos chefes, as vítimas para sacrificar ao próprio autoritarismo sádico; fornece, aos empregados, os superiores aos quais podem dedicar a própria devoção masoquista; oferece um sustentáculo moral aos trabalhadores mais débeis; assegura um campo de jogo competitivo aos trabalhadores mais agressivos; põe à disposição de todo o pessoal uma sociabilidade forçada, as vezes doente e distorcida mas, mesmo assim, sempre sociabilidade."

Eu gostei muito dessa abordagem do livro, ainda que seja super agressiva.
O Home Office é um modelo que tem apresentado muitas vantagens, há anos, e não faltam cases de sucesso em diversas indústrias. Contrariamente aos que defendem o Home Office, àqueles que não gostam não justificam a não aplicação com algo mensurável.

Ótimo texto, recomento muito que leiam esse livro!

Fonte:
Livro Trabalho Portátil, página 19 e 20 "Masoquismo Generoso". Por Marina Sell Brik e André Brik

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário