05:00:00
0

Quase todo mundo sonha em trabalhar Home Office.
Acordar próximo do horário de trabalho, vestir as roupas que te deixam mais confortáveis, escutar as músicas que te relaxam e fazer simples paradas sem temer o que seu chefe pensa disso. Tudo isso é bom, mas saiba que isso não é para todo mundo!

Sou Coordenador de Sistemas, e eu trabalho a distância há anos. Meu chefe toda vida esteve em outro continente, já tive que trabalhar desde outros países, ou com pessoas de outros países, com diferentes fuso horários, diferentes culturas, ou diferente idiomas. Desde maio de 2012, eu oficialmente trabalho Home Office, e vou ao escritório 2 ou 3 vezes a semana. Recentemente, minha esposa teve que fazer boa parte de suas tarefas desde casa e isso a colocou totalmente fora de sua zona de conforto. Essa experiência foi um desastre! Ela se distrai facilmente, tem dificuldades para separar as tarefas do lar das demais, e não consegue ter auto motivação para terminar suas tarefas sem a colaboração de suas amigas ou a gestão de um líder.

Esse cenário naturalmente criou o seguinte pensamento. Home Office não é para todo mundo. É necessário ter algumas características pessoais e não só de cargo para trabalhar remotamente.

Vamos então, listar algumas dessas características:

Motivação
Você consegue alcançar seus objetivos, terminar suas tarefas mesmo sem ser gerenciado? Se alguém te disser que precisa de algo até sexta, você consegue fazer sozinho? Você consegue manter seu foco ainda que hajam temas paralelos como a família brigando ou se divertindo perto de você?

Organização
Você consegue trabalhar com vários projetos ao mesmo tempo? Você consegue manter suas tarefas do lar e corporativas organizadas separadamente? Isso inclui tanto papéis físicos como arquivos de computador.

Sentimento de solidão
Quando você trabalha Home Office, você está só! Não há colegas de trabalho ao lado com quem você pode compartilhar alegrias ou frustrações do dia a dia. Obter opiniões, idéias ou ter seu trabalho criticado a fim de ser melhorado. Ainda que hoje em dia a tecnologia facilite muito o contato por meio de mensagens instantâneas, ou redes sociais ninguém fica "teclando" o dia todo para manter o contato.

Gestão do tempo
Até mesmo quando você está no escritório, há situações em que você toma uma série de atividades para fazer. Estando em casa, uma série de diferentes distrações serão apresentadas, e talvez algumas delas sejam problemas pessoais ou mais tarefas da sua vida pessoal. Quando você trabalha desde sua casa, pode ser muito duro priorizar as tarefas corporativas e não as pessoais, especialmente se as tarefas tiverem relação com sua esposa ou filhos que estarão bem próximos a você para cobrar resultados, enquanto seu gerente não estará a seu lado o tempo todo da mesma maneira.

Autonomia
Você consegue trabalhar sem a necessidade de obter feedbacks constantes para ter suas tarefas concluídas? Em situações de dúvidas, você tem conhecimento e/ou autonomia para tomar suas próprias decisões?


Se você conseguir responder afirmativamente a maioria das questões feitas aqui, você sim tem perfil para trabalhar Home Office, caso contrário, é melhor repensar os motivos que te estão fazendo pensar em se tornar um Home Officer.

Fontes:
http://www.businessinsider.com/is-working-from-home-really-right-for-you-2013-2

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário