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Se você tem algum computador em casa, e alguma mulher em casa que usa facebook, é muito provável que você já tenha visto essa telinha!


Trata-se de um joguinho destruidor de casamentos(minha mulher vive me dizendo “já vou amor”), além de ser uma verdadeira máquina de fazer dinheiro!

Só de jogadores que tem iOS da Apple, ele consegue arrecadar mais de meio milhão de dólares por dia!
Por mais que o jogo seja grátis, ele permite que o jogador possa pagar para ganhar vantagens.

Se você ainda não jogou, considere-se sortudo e não jogue! É um jogo de interface gráfica ridícula porém altamente viciante, te colocando desafios que parecem ser fáceis de se alcançar, mas que sem as vantagens pagas, você pode ficar semanas e semanas tentando sair de uma única tela.

Esse tipo de jogo é que o mercado americano chama de “Freemium game”, ou seja, é free para jogar, mas você pode pagar por vantagens que te deixaram melhor pontuado do que seus amigos, por exemplo, você pode ter vidas extras, ou movimentos extras, ou simplesmente não ter que esperar por mais 30 minutos para ganhar novas vidas.

O site da globo G1.com publicou recentemente o que diz um professor de psicologia e ciências cognitivas da Universidade de Sheffield, Tom Stafford sobre o o vício do pessoal nesse jogo, onde ele comenta que isso está relacionado a um efeito chamado Zeigarnik.
A definição desse efeito é fácil de entender, pois ela foi nomeada quando um o psicólogo russo Bluma Zeigarnik percebeu que a memória dos garçons são excelente, porém apenas até que o pedido que eles estão atendendo seja cumprido. Uma vez que a bebida e a comida são entregues, eles se esquecem completamente de algo que sabiam momentos antes. Relacionando essa teoria ao jogo, você percebe que as pessoas que o jogam não descansam até que consigam cumprir o objetivo, eis aí o que explica o vício das pessoas nesse jogo. Há também a questão dos 30 minutos em que o jogador fica sem jogar por já terem acabados suas vidas, isso o força a criar uma rotina para jogar no mínimo diariamente esse joguinho.

Na minha opinião, os jogos que deveriam dar aos jogadores diversão, está na realidade dando frustração e lucrando sobre eles(especialmente àqueles que não pagam pelas tais vantagens).

Agora vou parar de escrever para dar palavras de conforto a minha esposa que não consegue passar a fase 167 do Candy Crush e espero que ela não gaste nenhuma centavo com isso. =)

Fontes:


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