06:00:00
0

O que é um Lema?
Um lema é uma ideia expressa por uma frase que serve de guia ou de motivação para uma pessoa, grupo, seita, país ou nação. Os lemas, quando adaptados por países ou organizações da sociedade condensam valores comuns que justificam uma ação comum.
Na empresa onde sou colaborador(Softtek) expressamos nossos valores por meio de nossos cânones de ação.

Eu pessoalmente acho isso mágico, e tanto as empresas como as famílias ou qualquer outro tipo de sociedade deve ter ser seus próprios lemas e dedicar um esforço enorme para que esses valores façam parte da identidade de seus membros, pois uma vez inserido em sua identidade, suas ações e resultados seguramente irão de acordo.

Darei 2 exemplos disso aplicado na vida real na postagem de hoje.
O primeiro exemplo é composto pelos cânones de ação da Softtek, e no outro são os lemas do Karatê que aprendí quando criança, e faça chuva ou faça sol, estou sempre me recordando deles.

Cânones de ação da Softtek
de acordo a leitura que eu faço deles.

Abertura
Sou aberto quando, na relação com o outro, procuro falar o que penso e sinto. Para isto é importante que eu seja consciente, capaz de perceber o que se passa comigo mais claramente, identificando minhas preferências, meus medos, etc. Desta forma, crio relações mais efetivas.

Autodeterminação
Quando me sinto responsável pelo que acontece comigo e reconheço a capacidade que tenho de decidir cada uma de minhas ações, torno-me autodeterminado: obtenho o poder de transformar minha vida e deixo de culpar os outros pelo que acontece comigo.

Compromisso
Sou comprometido quando cumpro todas as promessas que faço com responsabilidade e disciplina e também quando faço o necessário para que aconteça o que prometi.

Confiança
Confio nas pessoas quando parto do princípio de que elas atuam de boa fé e fazem o necessário para cumprir suas promessas. Isto significa dar-lhes a oportunidade de acreditarem em si mesmas e superarem-se.

Entusiasmo
Sinto entusiasmo quando estou em busca de metas cada vez mais ambiciosas, enfrentando desafios que me fazem evoluir, me trazem riscos e me fazem superar minhas inseguranças. Isto também faz com que todos aqueles que se identificam comigo sintam-se entusiasmados.

Flexibilidade
Sou flexível quando me adapto a diferentes ambientes e pessoas, adquirindo com isto a possibilidade de dialogar, criar alternativas e adaptá-las à situação presente.

Perseverança
Sou perseverante quando, mesmo diante de dificuldades, mantenho a certeza de que alcançarei minhas metas e de que possuo energia para continuar empenhado até que, cedo ou tarde, a alcance.

Respeito
Respeito as pessoas quando me relaciono com elas de forma transparente, mesmo que tenham crenças, preferências e comportamentos diferentes dos meus. Ao fazer isto, deixo de impor meus pontos de vista e aprendo mais sobre as diferentes crenças e percepções que existem ao meu redor.

Sinergia
Consigo sinergia quando uno meus esforços aos de um grupo para multiplicar nossas forças e alcançar grandes metas.

Sociedade:
Sou sócio quando minha visão pessoal coincide com a da SOFTTEK® BRASIL  e atuo como parte da organização, buscando criar um patrimônio sólido, multiplicando-o e compartilhando-o com as outras pessoas. Ser sócio me transforma em uma pessoa empreendedora e visionária, que aposta e investe na SOFTTEK® BRASIL  com a forte convicção de transcender.

Visão:
Construo minha visão quando identifico meus sonhos e sinto-me disposto a dar o melhor de mim para torná-los realidade. Se minha visão é clara, minhas ações também o são: encontro forças para mobilizar-me, supero as adversidades e contribuo de forma positiva com a sociedade.



Lemas do Karatê


1 .:. Esforçar-se para formação do caráter
Ser uma pessoa conhecida por ser tratável é mais importante que ser conhecido por ter força ou conseguir dar chutes e socos bonitos
Ser querido é melhor que ser temido. Tornar-se uma boa pessoa é mais importante que tudo para o karateka.
Praticar o karate para obter principalmente paciência, perseverança, concentração e humildade.
Em combate, desenvolver a humildade, a piedade, o controle

2 .:. Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão
A razão é a faculdade de avaliar, julgar, estabelecer relações lógicas e entender, e é um atributo exclusivo da espécie humana.
O karateka busca tornar-se cada vez mais humano e, ao mesmo tempo que combate o lado animal, cultiva o espiritual. Tenta assim buscar os motivos, entender as consequências, refletir as atitudes, compreender o mundo e a vida enfim.
O que distingue um aluno de um mestre ou sensei é que o sensei "nasceu antes" para a vida de reflexão em torno dos motivos que regem a vida.

3 .:. Criar o intuito de esforço
Mesmo quando não se está dando conta é importantíssimo estar tentando sempre de modo a desenvolver em si a habilidade que não possui.
Quando se tem pouca paciência, é suportando um pouco mais que se a aumenta. Quando se é fraco, é suportando uma carga um pouco maior que se vai conseguir fortalecer.
Esforçar implica em ir além dos limites sejam eles físicos ou espirituais.
Este ítem deve ser treinado principalmente fora do DOJO: esforçar mais na escola(no estudo e no comportamento), em casa (no respeito e na obediência) e no trabalho

4 .:. Respeitar acima de tudo
A essência do karate-do é a cortesia, porque seu propósito é aprimoramento pessoal ("Não aprimoramos para lutar mas lutamos para aprimorar."), e este aprimoramento deve se revelar em todos os aspectos da pessoa.
A pessoa deve pensar de modo mais correto, sentir de modo mais harmonioso, conseguir movimentar-se com mais equilíbrio e precisão e relacionar-se com os outros de modo mais sensato.
Não devem importar os motivos mas o nosso comportamento final. Por isto o "acima de tudo". Quem segue verdadeiramente este preceito não vai justificar depois uma conduta desrespeitosa, mas vai sempre demonstrar nas atitudes a idéia que abraça.

5 .:. Conter o espírito de agressão
As pessoas possuem em si o instinto animal que as impele a comportar-se como tal, e o animal agride quando ferido, acuado ou quando seu espaço pessoal é invadido e neste comportamento ele muitas vezes se expõe à morte. O homem, por ser superior (potencialmente superior) se ofendido, tem a opção de revidar ou procurar uma situação mais confortável longe do ofensor, provocado, pode procurar uma visão diferente que o permita entender o seu caluniador.
Só quem busca conter o lado animal é que realmente pode alcançar toda a dimensão do karate-do, porque vazio de todo pensamento e intenção premeditado pode refletir o mínimo impulso que sobre ele se projeta.

No caso do Karatê, após 8 anos de treinos aprendi que com repetição e mais repetição, mesmo que você não entenda a razão de tanta repetição, vai agir de acordo as repetições que fez a vida toda. Em quase todos os treinos, eramos convidados a ler e refletir sobre nossos lemas e assim depois de um tempo, passamos a agir dessa maneira mesmo que inconscientemente 
E no caso das empresas, como fazer com que todos profissionais entendam e passem a agir como tal?

Você leitor, conhece os lemas de sua empresa, ou até mesmo sua missão e visão?
Compartilhe sua experiência, deixe seus comentários.


Leia mais postagens sobre: 

Postagens sobre o Blogueiro

Softtek

Página do Blogueiro


Fonte:
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário