07:00:00
2


Razões pelas quais as pessoas mais procuram trabalhar Home Office
  • 48%, porque precisam terminar o trabalho
  • 44%, porque há menos distrações
  • 35%, porque são mais produtivos em casa
  • 35%, porque há melhor qualidade de vida
São esses pontos realmente interessantes revelados por essa pesquisa.
Nos dias atuais, somos cada vez mais exigidos, e as 8 horas normais de trabalho já deixaram de ser suficientes para cumprir nossas tarefas do dia.
Ao estar trabalhando Home Office, você ganha no mínimo 2 horas a mais, por não perder tempo no trânsito, mas tem que se ter cuidado com esse "suposto" horário adicional, por duas questões básicas. A primeira é que essa sua necessidade de mais horas pode ser por incapacidade sua, e a segunda questão é que hoje em dia, um colaborador Home Office, tem os mesmos direitos de um trabalhador não Home Office, ou seja, tem direito a compensação de horas extras, sejam pagas ou com descanso.
Quanto a Distrações, há que se tomar um cuidado muito importante, pois o Home Officer pode estar fugindo das distrações do trabalho, e caindo nas distrações do lar (esse tópico será abordado nas próximas edições).
Produtividade, tem um certo relacionamento com as horas disponíveis do trabalho e a distração. Dessa equação podemos sacar resultados incríveis, Novamente outro ponto delicado de acordo a CLT, mas que afeta muito a produtividade, que é a questão da qualidade de vida encontrada, por exemplo, você pode acordar numa madrugada sem sono e super inspirado. (Isso acontece comigo muito frequentemente, rs.)
Qualidade de vida,  ponto fundamental e na minha opinião principal que motiva as pessoas a procurar o Home Office, ainda que as estatísticas acima mostram o contrário =).
Talvez para mim, seja a principal, pois São Paulo é uma cidade caótica!



Leia mais postagens sobre: 


Mundo Corporativo

o Blogueiro

Softtek




Fontes:

2 comentários:

  1. Acredito no Home Office e acho que contribui bastante para a qualidade de vida, porém há alguns pontos importantes. Toda liberdade requer muita responsabilidade...
    Normalmente as pessoas reclamam do ambiente de trabalho, principalmente nas empresas que adotaram o layout aberto indiscriminadamente sem levar em consideração o tipo de trabalho que cada área desenvolve, então, num mesmo ambiente fica o pessoal do atendimento telefônico que precisa falar o tempo todo, o pessoal da criação que precisa de concentração e silêncio - assim os conflitos começam e a produtividade cai, porém se a pessoa não for muito disciplinada, as distrações são maiores em casa do que no local de trabalho daí a necessidade de disciplina e responsabilidade.
    Por outro lado... acho que só trabalhar em casa traz efeitos negativos - nada substitui o contato pessoal - muitas vezes não somos tão claros na ecrita e uma conversa face a face resolveria um mundo de emails que vão e voltam e muitos conflitos e rancores decorrentes da interpretação dada às palavras escritas. Além do que ... às vezes você escuta de passagem algum colega relatando um problema pelo qual você já passou e tem a solução ou sabe indicar quem tem a solução evitando retrabalho, custos e perda de tempo - além de cultivar a camaradagem - coisa que não acontece se a maioria estiver em home office.
    Para mim o ideal é o caminho do meio - fazer alguns dias de home office para equilibrar a qualidade de vida e/ou aproveitar um "surto" criativo e estar presente na empresa nos outros dias para estimular o convívio e a troca de informações.

    ResponderExcluir
  2. comre01, muito obrigado pela participação.

    Eu completamente de acordo com seus comentários, eu também acho que o mix entre o presencial e o remoto é a melhor solução para ambos.

    De todas as pesquisas que eu fiz, eu realmente vejo poucas empresas que consigam gerenciar bem os resultados dos profissionais que trabalham a distancia, e incluí-los em todos seus programas da mesma maneira que fazem com os profissionais que ficam sempre no escritório.

    Esse relacionamento pessoal deve mesmo existir sempre, e o profissional que trabalha remoto perde,... pois o seu contato máximo será com seus amigos de area e nada mais que isso.

    Nada substitui o contato pessoal, nada.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir