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Nos EUA metade dos usuários de redes sociais, utilizam algum tipo de SAC Social, ou seja, são fans das paginas de alguns produtos e/ou procuraram fazer suas reclamações nessas páginas para obter atenção dos administradores.
Esse é o resultado de um estudo realizado pela NM Incite .

Uma outra pesquisa realizada pela Social Media Today em parecia com a SAP, revelou que 71% das empresas nos EUA pretendem utilizar algum tipo de SAC nas redes sociais, e 87,5% já perceberam impactos positivos ao fazer isso.
Ainda que esses números sejam bons de se ler, os resultados ainda não são tão satisfatórios, 36% dos usuários entrevistados revelaram que o atendimento via redes sociais foi rápido, porém ineficaz, 14% diz que foi eficaz porém lento. 


O gráfico acima, mostra um outra pesquisa realizada pela Edison, mostrando que até 42% dos usuários esperam ter respostas a suas reclamações na rede social em até 1 hora!
As redes sociais tem um potencial muito grande na comunicação dos dias atuais. Ela já está substituindo o uso de telefones e envío de emails no dia a dia das pessoas, e não seria diferente no mundo dos negócios. O mercado norte americano parece já estar se adaptando bem a essa realidade, e é bom que as empresas realmente estejam preparadas, pois a opinião de seus clientes está disponível para todos!


Independentemente de seu fornecedor ter ou não uma estratégia de atendimento via rede social, faça sua parte, e compartilhe sua experiência nas redes sociais. 
Reclame, e assim juntos nos faremos fortes, pois todos irão ver sua reclamação e pensarão duas vezes antes de ir comprar os produtos deles, como no caso abaixo.

Nessa postagem, mostramos que 1 reclamação no facebook, influencia de 1 a 4 outros clientes na hora da compra.

Outro exemplo do poder das redes sociais, quanto a reclamações que fazemos, é o que houve recentemente no Black Friday, ou Black Fraude como dizemos aqui no Brasil.
http://robsonanjos.blogspot.com/2012/11/black-friday-black-fraude.html

Como dizem por aí: "Reclamo mesmo, o Facebook é meu! Se não gosta das reclamações, faça melhor sua parte."


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