07:00:00
2


A Softtek é uma empresa multinacional de origem Mexicana, no mercado de soluções de TI desde 1982. No Brasil, ela está há 18 anos, onde destes, eu estou há 9!
Eu sou Robson dos Anjos, Brasileirinho, Paulistano e filho de bahianos, contrariando as estatísticas desde 1982.

Minha história com a Softtek iniciou-se em Agosto de 2003, eu era graduando e na procura por uma oportunidade, busquei inicialmente apenas por empresas que estavam na lista das “melhores empresas para se trabalhar”, segundo as revistas da épocas, e então fui convidado à uma entrevista, numa terça-feira, com o Colaborador Alexandre Fleury que na época trabalhava com recrutamento e seleção, e hoje é diretor de Capital Humano. Haviam vários candidados, todos fizemos testes técnicos e uma entrevista comportamental, e algo me dizia que alí era meu lugar, eu realmente gostei do que ví, mesmo estando em uma época onde eu havia feito diversas outras entrevistas, e eis que, 3 dias depois da entrevista, numa tarde fria, o telefone toca e o Fleury me convida a fazer parte do time!
Para mim, alí iniciava-se a realização de um sonho de qualquer jovem em minha idade. Estagiar em uma multinacional!

Meu time inicialmente era composto pelo Ivan(Deus o tenha) que mal sabia falar o português, inglês ou até mesmo o espanhol(seu idioma nativo rs), o Sayans (ótimo programador até hoje seus códigos seguem ativos e sem aprensentar bugs), e o José Luis(diretor da área que já havia deixado o Brasil e passou a viver nos EUA).
A  área (Sistemas Corporativos) sempre foi pequena(se vista desde uma perspectiva local), mas grande (se vista de uma perspectiva Global). Além de grande, a área sempre foi desafiadora pois nossos sistemas atendem a todas as áreas da empresa, seja aqui no Brasil ou no mundo.
Em 2005, foi quando minha vida começou realmente a mudar, pois o Ivan, gestor da área na época, me preparou para assumir a área e o José Luis confiou em sua aposta. As principais responsabilidades eram seguir dando suporte aos mais de 3000 usuários e continuar criando soluções para nossas necessidades Corporativas.


Próximo a isso, meu ambiente era esse:

  • Em setembro de 2004 minha namorada(hoje minha esposa) ficou grávida do meu primerio filho, Kauê;
  • Em 10 de Dezembro do mesmo ano, meu pai vem a falecer;
  • Em junho 2005 meu filho nasceu;
  • Em Setembro de 2005 o Ivan veio a falecer, e eu pensava em dar meu filho para ele batizá-lo;
  • Nessa época eu já não conseguia pagar a faculdade mas não parei, deixava a dívida acumular e no final do ano, soltava uma dezena de cheques. E assim foi por um bom tempo.


Eu quase pirei, mas algo me dizia: “Deus escreve certo em linhas tortas”, e meu pai sempre me disse que a oportunidade aparece para todos, bastava estar preparado.

Passei a criar minhas próprias oportunidades, eu não tinha mais um gestor próximo, alguém para me dar coaching, dizer parabéns, ou até mesmo me oferecer novas oportunidades, eram apenas eu com uma vontade enorme de crescer, e um verdadeiro amigo pessoal e profissional compartilhando da mesma gana, o Carlão, amigo da faculdade que iniciou na Softtek por meu convite em 2004.
Mudamos a forma como os sistemas eram construídos, ou processos de fechamento como o famoso devengado (que levava 4 horas de processamento e passou a ser calculado em 4 minutos), e o mesmo fizemos para as cargas de horas e outras interfaces, e aí surgiu a primeira oportunidade para viajar internacionalmente e levar esse conhecimento para equipe que ficava no México e tinha o mesmo problema.

A partir desse feito, diversas outras oportunidades passaram a surgir, foi possível crescer a um pouco mais área, e com isso as responsabilidades.
O CRM, o Faturamento, a Folha de Pagamento, Recursos Humanos, Gestão dos Projetos, Planejamento de Alocação de consultores, Time&Sheet, Fechamento Mensal, P&L, Fóruns, Notícias, e muito mais sempre esteve em um único lugar, o nosso sistema a Intrasoft. O sistema web que manteve e mantém tudo integrado até hoje. Logicamente que hoje, a infra mudou, a tecnologia mudou, a empresa cresceu e hoje a Dashboard de sistemas é muito mais complexo:

Nosso CRM está indo para o Dynamics, em 2008 começamos a implementar SAP em todos os setores da empresa iniciando por Mexico e Estados Unidos (foi nessa oprtunidade que voltei a viajar diversas vezes para atuar como consultor SAP Business Intelligence, e me certifiquei), o Sharepoint foi incluído como ferramenta de colaboração, o SAP Portal passou a atuar no nosso Back Office, o Solution Manager passou a ser nossa ferramenta de suporte e controle de SLA, o SAP PI é quem passou a integrar nossas diferentes soluções, em fim, em tudo isso eu tive a oportunidade de colaboradorar e fazer acontecer. Até com os Chineses eu tive oportunidade de trabalhar nesse caminho, e por 3 meses, após uma auditoria do nosso departamento de segurança da informação, tivemos que fazer uma série de mudanças para garantir a segurança dos dados de nossos clientes e de nossos colaboradores.

Essa postagem já está muito grande, e peço desculpas ao leitor. Eu gostaria de falar da vez que eu fui pra capa da revista, ou do prêmio de autodeterminação que ganhei, ou o do prêmio de compromisso, ou até mesmo de alguns projetos, áreas e colaboradores. Mas vou deixar isso para um futuro próximo.

Por hora, registro nessa postagem meu desejo de felicidades por mais um ano de vida da Softtek e muito sucesso em seu futuro. Agradeço pelas oportunidades que foram dadas a mim e a todos seus colaboradores.

Leia postagens sobre: 

Sobre o blogueiro

Home Office

Pesquisas e Resultados

Frase da Semana

Mundo Corporativo

Dicas

Redes Sociais

Infográficos

Segurança da Informação

Vídeo Games



2 comentários:

  1. Bons tempos!! Você disse bem Robson, a oportunidade apareceu e você soube aproveitar. Empenho e dedicação são as únicas coisas que conheço para alcançar o sucesso. Parabéns!

    ResponderExcluir