07:00:00
2



Um estudo realizado pela Universidade Católica de Louvan na Bélgica revelou algo que você sempre suspeitou: Excesso de emails estressa!
A professora responsável pela pesquisa é bem categórica:
O excesso de e-mails e de informação em geral acarreta riscos sociais e psíquicos para os empregados e empobrece a empresa.

O artigo original lembra um tempo cunhado em 1970, mas que pouco se lê por aí, Infobesidade, que mesmo àqueles que nunca tenham ouvido falar(como eu), facilmente sabe a que se refere.
Esse excesso de informação acarreta além de problemas psicológicos, resultados ruins ao profissional,  que gera um ciclo vicioso, pois mesmo o empregado que sabe que está trabalhando com excesso de informação acaba gerando mais ainda, ao ter que responder emails ou repassá-los para outras pessoas. Segundo a pesquisa, esses profissionais infobesos dedicam 30% do seu tempo com emails e atendimentos, segundo ela, com essa número tão expressivo, chega momentos em que o profissional gasta mais tempo gerenciando a infobesidade do que propriamente gerando seus resultados.

Muitos de nós profissionais, temos nosso próprio modo de gerenciar os emails que recebemos, mas esse modo é eficaz?
Um modo de descobrir é observar a frequencia com que as pessoas te mandam um email e são elas o proprio attachment, rs., ou seja, segundos após envío elas te ligam para avisar do email, ou aparecem em sua mesa. Se isso está se tornando frequente, saiba que não é falta de educação delas, mas sim elas perceberam que você não está gerenciando bem sua demanda de emails.
Eu particularmente quando percebí isso, mudei minhas rotinas e o resultado foi muito positivo.
Meu outlook descarregava emails a cada 3 minutos, e sempre que eu via os emails chegando e temas/pessoas importantes me desconcentrava da atividade que estava fazendo, interrompia e fazia exatamente o que estudo revelou, observe se o mesmo não está ocorrendo contigo e mude!


Comece pelo simples:

  • Coloque seu outlook para descarregar emails apenas a cada 2 horas;
  • Se o tema do email requer atenção especial e você não pode dedicar tempo, responda o email dando ciência de sua leitura e avisando que tomará medidas x tempo;
  • Tenha horários específicos para gerenciar a demanda de emails que você tem;
  • Se você é foco de suporte, não use seu email para gerenciar esses suportes, use alguma ferramenta de apoio, ou crie um email especifico para o suporte.
Fontes:
 

2 comentários:

  1. Mto legal seu blog, da vontade de ler todos os tópicos de uma vez.

    Mas usando oque já li, tenho que separar um tempo pra isso e me dedicar a atividade que estou fazendo agora. rsrs

    ResponderExcluir
  2. kkk, obrigado pelo comentário.

    todo dia terá algo novo.

    vou passar a tentar responder todos os comentários... para tentar gerar discussões sobre as postagens... da mesma maneira que as vezes ocorrendo nas redes sociais onde eu também publico os posts.

    ResponderExcluir