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De uma maneira ou outra, você sempre terá um cliente, ou será um cliente em seu dia a dia de trabalho. Não importante se você éo presidente da empresa ou não, você será estará na situação de cliente ou fornecedor.
Confira essas 4 dias, e passe a adotá-las como parte do seu dia a dia para melhorar sua relação com seu cliente/usuário.

  • Empatia: Compartilhe seu conhecimento com as outras pessoas, para que elas se sintam mais conhecedoras sobre o cenário em que estão. Quando as pessoas se sentem confortáveis, elas tendem a cooperar mais e aí seus resultados serão melhores.
    • Cuidado para não fazer com que elas se sintam pequenas, dado todo o  volume de seus conhecimentos, se você exagerar em mostrar o quanto conhece, ela pode se sentir que não sabe nada, ou que você é o sabe tudo e então o efeito será contrário. Permita que ela fale, as pessoas adoram falar de sí, ou do que sabem.
  • Os clientes sabem o que precisam, mas muitas vezes não sabem como expressar sua real necessidade. Se você conseguir fazer com que elas se sintam experts no que estão falando, será mais fácil obter mais detalhes.
  • O corpo fala, o que a mente não percebe. Aprenda a fazer leitura corporal das pessoas. Com simples gestos, você conseguirá identificar se a pessoa está de acordo com o que está sendo proposto, ou se ela está tentando lembrar algo, ou inventando, ou o mais difícil, omitindo!
  • Construir o resultado do seu trabalho é a parte fácil, o difícil é determinar que o resultado de seu trabalho é o correto. Registre a expectativa de seu cliente, e quais são os “parametros de aceitação”, ou seja, tenha bem claro o que ele está esperando e não entregue nada “nem a mais” e “nem a menos”.
    • Esse é outro ponto sensível, temos como parte do nosso perfil a tal da pro-atividade, porém, se você se comprometer em fazer mais do que o prometido, você corre o sério risco de não conseguir terminar,  ou então dedicar tempo a algo que não agrade ao cliente, ou no pior do casos, depois de pronto, os problemas surgirão exatamente naquilo que não foi pedido. “Gold platting não é uma boa pratica, e o PMBOK trata bem esse assunto”

#Atualizado 01
Ivan Gonçales, um amigo e leitor do blogue indicou a leitura do livro "O Corpo Fala - A Linguagem Silenciosa da Comunicação Não-verbal" para ajudar a melhorar e aprender a ler a linguagem corporal, o que também terá impacto na Empatia. O livro está bem baratinho, R$ 28,00 na Saraiva por exemplo, vale a leitura.
Obrigado Ivan!

Fontes:
http://aneventapart.com/2012/dc/ 
http://www.lukew.com/ff/entry.asp?1605
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