07:00:00
0

O sistema de autenticação por redes sociais, pode resolver a problemática das autenticações locais dos vários sites que temos que usar diariamente?

Nas duas postagens abaixo feitas em Agosto de 2012, vimos como a questão de usuário e senha é mal Administrada, tanto por nós como usuários, como pelas empresas que os administram.

O problema do usuário e os vários logins
Nessa postagem discutimos sobre q quantidade de usuario e senha que temos que usar no dia a dia

As 3 senhas mais usadas pelos usuarios
Nessa postagem discutimos sobre as senhas fracas mais usadas por todos.

Hoje em dia, com o bum das redes sociais, está se tornando cada vez mais comum, os sites que requerem autenticação oferecer autenticação local ou autenticação via rede social.
Um estudo recente mostrou que muitos usuarios ao perceber que o site requer registro, eles simplesmente o abondonam e retornam. Por outro lado, o estudo também revela que quando o usuario pode personalizar o site ( o que requer autenticação para identificá-lo) o usuario fica satisfeito, retorna e ainda o indica a outros usuários.
Como resolver esse problema? Autenticação por rede social pode ser a resposta!
Vamos aos números:

Na segunda edição do baynote on-line shopping experience, publicado em janeiro de 2012,  80% dos participantes da pesquisa afirmaram ter receios em dar informação pessoal para ter suas compras on-line melhor personalizadas. Apenas 20% disseram não ter problemas, veja:

Em um outro estudo, a Janrain revela as percepções que os usuários têm  sobre esses sistemas de login para ter em troca personalização, ou novas funcionalidades.

  • 86% dos usuários estão insatisfeitos em ter que criar usuario e senha
  • 54% deles, deixam o site e possivelmente não retornam
  • 88% dos usuarios admitem deixar os formulários incompletos enquanto estão se registrando
  • 90% ao tentar acessar o site novamente e não lembrar a senha, saem do site e não retornam, sem nem ao menos tentar seguir o processo para recuperar usuario e senha.

Se o login agrada ao usuario, mas também desagrada, como resolver essa equação?
Atenticar-se pela rede social pode ser a solução!
Veja a oponião dos usuarios sobre essa possibilidade de acordo ao estudo da Janrain:


A pesquisa ainda revela que:
  • 77% dos usuarios acreditam que os sites deveriam oferecer a oportunidade de usar o sistema de autenticação das redes sociais.
  • 41% dos usuarios, preferem usar a autenticação por meio das redes sociais.

Para resolver o problema em ter que gerenciar de 7 a 25 sistemas(ver artigo) de autenticação,  realmente o login das redes sociais pode ser útil, desde que, o usuario tenha previamente se preocupado em gerar uma senha forte, ou caso contrario, ele só estará piorando a situação!

O google já está de olho nessa oportunidade de mercado, e parece estar trabalhando em um projeto para gerenciar essa frustante realidade da gestão de tantas contas de usuario, de acordo ao blog de Tim Bray, um importante colaborador do Google e co-fundador do XML.

E você, o que acha?
O mais conservador dirá que autenticar por rede social pode elevar ainda mais os riscos, pois um único usuário e senha dará acesso a uma infinidade de outros sistemas, e tem razão!
Mas enquanto as tecnologias de reconhecimento facial, biométricos e outras não forem uma realidade ao alcance de todos, essa proposta é no mínimo muito boa!

Ahhh, uma última nota sobre esse assunto.
Se você já começou a ficar preocupado com a segurança, e está pensando em criar uma senha segura, tente usá-la no seu hotmail, hahaha.
Provavelmente, essa senha segura terá mais de 16 caracteres, porém o site da Microsoft dirá que você pode autenticar-se usando apenas as 16 primeiras letras. Hummm, como assim?

Será que eles guardam sua senha em puro texto, ou o algorítimo deles calcula sua senha com base apenas nos 16 primeiros caracteres?.(se eles fazem isso, os hackers também podem fazer)
Limitar a senha a apenas essa quantidade dígitos, é facilitar o trabalho dos hackers.
Está na cara que essa é uma limitação de alguns dos serviços deles, e para tornar tudo compatível, ele impõem esse tipo de limitação, o que é simplesmente lamentável!
Para que não fique aqui uma imagem de boatos, ou difamação da Microsoft, investiguei o que está havendo, e segue o link com a nota da Microsoft a respeito desse tema.
http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-live/microsoft-account-password-16-characters
Segundo a Microsoft, desde que  mudaram de Windows Live ID para Microsoft Account eles passaram a emitir esse aviso, mas que antes disso,  sempre ignoravam qualquer coisa digita depois dos 16 primeiros caracteres.

No meu trabalho minha senha é gigante, é até irritante ter que digitá-la.
No meu laptop novo, Software que reconhece minha digital me ajuda muito, e ainda assim eu fico preocupado. Mas colocando na balança o que eu posso perder caso os meus acessos fiquem nas mãos de outras pessoas(dados estratégicos, metas, resultados, folha de pagamento, etc), o que eu tenho de segurança eu ainda acho pouco, e tenho/temos que evoluir/nos proteger muito mais.

Fonte: 
http://janrain.com/resources/industry-research/consumer-perceptions-of-online-registration-and-social-login/
http://www.baynote.com/resource/baynote-2012-holiday-online-shopping-experience/
http://en.wikipedia.org/wiki/Tim_Bray
http://www.tbray.org/ongoing/When/201x/2012/09/14/Google-and-Login
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário