07:00:00
0

Como as redes sociais estão nos incluindo num Big Brother coletivo


George Orwell’s cunhou algumas frases famosas que usamos no dia a dia, e uma delas é o termo “Big Brother”, fazendo referencia ao cenário onde os envolvidos são observados a todo momento.
Hoje em  dia, algo muito semelhante está ocorrendo. Em todo lugar há alguém tirando fotos, filmando, ou postando onde estão, com quem estão, o que estão fazendo,  ou comendo, e você, gostando ou não, pode fazer parte dessas publicações.


Há diversas ferramentas de reconhecimento facial, e não mais apenas  aquele monte de cameras de segurança,  então imagine, e apenas imagine (isso não é um texto de conspiração diabólica), está muito fácil identificar os hábitos, hobbies, o comportamento humano!

Enquanto essa nossa exposição estava apenas nas cameras de segurança, éramos avisados por placas de “área filmada”, e tínhamos a garantia de que nossa imagem não seria indevidamente usada, mas e quanto as pessoas são as cameras? Nós somos as cameras! Você é a camera do Big Brother das redes  sociais, quando posta suas fotos com outras pessoas ao seu redor, ou que estavam juntas a você num determinado momento!

Privacidade hoje em dia até parece ilusão, coisa do passado! Ninguém nos questiona antes de postar uma foto nossa numa rede social. Não precisa ser um genio para obter detalhes  sobre o comportamento humano, ou de alguma pessoa em especial, basta ela estar presente em alguma rede social.

Não é novidade que muitos pais fazem isso para monitor seus filhos, ou empresas utilizam essas ferramentas para conhecer melhor seus candidados/colaboradores e vice-versa.

Eu estou nesse Big-Brother, e voce?
Se você estiver, no mínimo tenha o cuidado em não compartilhar nada que não tenha orgulho de ter um dia comportilhado.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário