03:30:00
0

Recentemente mostrei o total de empresas que bloqueiam o acesso as redes sociais, e mostrei também que elas não bloqueiam todos os sites, bloqueiam alguns e não bloqueiam outros, em fim, na postagem de hoje, note quais são as redes sociais que os americanos acessam no horário de trabalho.
Note que a mais popular, naturalmente é o Facebook liderando o ranking 30%, enquanto em seguida, já vem o Gmail e o Yahoo mail, que e somados, são mais usados do que o Facebook. A pergunta que eu faço é a seguinte:

Por que bloquear o Facebook e não bloquear os sites de email pessoal?
Não me diga que é por causa das fotos ou vídeos, porque esse conteúdo também é acessível via email.
Não me diga que é por causa de vírus, pois há mais vírus disponível por email, do que em links maliciosos do Facebook
Não me diga que é por causa da segurança da informação, porque os algorítimos de email permitem exportar dados corporativos de maneira muito mais fácil do que via Facebook, que diga-se de passagem, o histórico de mensagens do Facebook fica disponível a todos tempo, enquanto os e-mails enviados e recebidos, o empregado pode facilmente excluir.

Essa é uma pergunta boa.
Acho que de alguma maneira, esse bloqueio ao Facebook é feito, porque o Facebook mostra uma ociosidade de modo escancarado, pois o seu layout super conhecido chama atenção, enquanto os serviços de email disfarçam bem a ociosidade, porque os empregados devem receber seus e-mails pessoais no mesmo lugar que os emails profissionais.

Conscientização e cultura ajudam muito mais que bloqueio e censura!

Fontes:
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário